CCEAGRI encaminha 12 propostas para a CEP

Brasília (DF), 12.03.2005

Os debates promovidos durante o primeiro encontro anual das coordenadorias nacionais das Câmaras Especializadas de Agrimensura resultaram em doze propostas e uma moção, a serem enviadas à CEP (Comissão do Exercício Profissional) que por sua vez dará o encaminhamento conforme o objetivo de cada documento.

Para Ziocélito Bardini, reeleito coordenador nacional do grupo e que freqüenta os encontros de câmaras especializadas desde 1990, “o encontro deste ano foi bastante produtivo: “temos muitos assuntos em debate dentro do Sistema, notadamente a reforma da Resolução 218 que vem tomando 80% do tempo das discussões de nossa coordenadoria”.

Ele também viu como positiva a iniciativa do Confea em solicitar que cada câmara indique três nomes que terão a incumbência de analisar e propor sugestões para melhoria do texto principal e dos anexos que compõem o projeto da nova resolução. A CCEAGRI indicou além do próprio Ziocélito de SC,  Dalto  Rodrigues de Minas Gerais, ambos engenheiros agrimensores  e a eng. cartógrafa e geógrafa Eliane da Silva, do Rio de Janeiro. Os nomes de mais três suplentes foram aprovados. São eles, os geógrafos Jorge da Silva e Sérgio Velho, e o engenheiro agrimensor Rogério Veras.

Entre as modificações que a coordenadoria pretende defender, está a questão do parcelamento do solo e  loteamento. Segundo Zio, como é chamado pelos companheiros, “no projeto está colocado apenas como locação de loteamento o que repete, a nosso ver, o mesmo erro da atual 218, elaborada há 30 anos”.

O georreferenciamento é outro ponto delicado para a coordenoria: “essa é uma atividade que sempre foi nossa e os topógrafos entendem que também podem fazer. Pretendemos alterar esse quadro atual.  

Por Maria Helena de Carvalho
Da equipe da ACOM