Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial realizam última reunião do ano em Brasília

Brasília, 16 de dezembro de 2015.

"Coordenadoria de Engenharia Industrial reuniu-se no Confea nos dias 14 e 15 de dezembro"

A Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial (CCEEI) reuniu-se extraordinariamente no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) nos dias 14 e 15 de dezembro para concluir os trabalhos do ano.

Durante o encontro, o grupo discutiu e elaborou proposta acerca do exercício profissional de engenheiros estrangeiros na área de montagem, start-up e manutenção de equipamentos no Brasil. A sugestão apresentada aponta a importância de um engenheiro brasileiro acompanhar os trabalhos do estrangeiro, assumindo inclusive a responsabilidade técnica do serviço.

"Coordenador nacional, eng. mec. Oswaldo Paiva Filho (ao centro)"

Para o tema educação a distância, a coordenadoria propôs a adoção de rotina de fiscalização em polos de ensino, a fim de verificar se o que consta do projeto pedagógico está sendo praticado nos cursos da modalidade industrial. “A sugestão é que essa diligência seja realizada a cada dois anos”, diz o coordenador nacional, eng. mec. Oswaldo Paiva Almeida Filho.

Ainda na reunião, o grupo consolidou posicionamento acerca das competências de engenheiro de energia, título que está sendo analisado em audiência pública no site do Conselho Federal para inserção na tabela de profissões do Sistema Confea/Crea.

A coordenadoria defende que o título seja incluído na modalidade mecânica e metalurgia, do grupo engenharia. O posicionamento tem como base as atribuições indicadas nos artigos 2º e 3º, da Deliberação nº 584/2015, da Comissão de Educação e Atribuição Profissional, que relacionam competências referentes à geração e conversão de energia, equipamentos, dispositivos e componentes para geração, gestão em recursos energéticos e desenvolvimento e aplicação de tecnologias, assim como em transmissão, distribuição, conservação e armazenamento de energia e eficiência energética, em função do enfoque e do projeto pedagógico do curso.

Essa manifestação da coordenadoria será encaminhada para a audiência pública online, que acontece até 22 de dezembro. Clique aqui e saiba como participar.  


Equipe de Comunicação do Confea