Câmara de Engenharia Química define plano de ação para 2005

Brasília (DF), 09.03.2005

"Renê Oscar Pugsley"
Na primeira Reunião da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Química, após a posse do novo coordenador, engenheiro químico Renê Oscar Pugsley (Crea-PR), os participantes definiram o plano de ação e aprovaram o calendário de reuniões para 2005. A reunião aconteceu no dia 9 de março, no Hotel Nacional, em Brasília.

Entre as ações aprovadas está o incentivo à criação de convênios dos Creas com órgãos ambientais, juntas comerciais, redes tecnológicas e outras entidades. O objetivo é possibilitar aos Creas detectar a necessidade da contratação de profissionais da engenharia química, se possível, antes do início de atividades no âmbito dessas organizações.

Outro ponto é o incentivo à padronização de procedimentos nos Creas, uniformizando as atividades de fiscalização e andamento de processos, além das ações junto às instituições de ensino, visando aproximar do Sistema Confea/Crea instituições e estudantes. Foi decidido também a realização de Fóruns de Engenharia Química, com o objetivo de discutir os procedimentos adotados nas Câmaras e disseminar as experiências positivas de cada Crea.

Os coordenadores presentes aprovaram ainda o incentivo à realização de análise curricular para a concessão de atribuições profissionais, de modo a proteger o profissional e a sociedade, e a formação de um canal permanente de discussões de assuntos pertinentes à Câmara, mediante boletim mensal de atividades.

Outras propostas aprovadas foram a continuação do debate sobre a Resolução 218, a realização de ações conjuntas com a CAEQ (Comissão de Avaliação da Engenharia Química) e a proposta ao Confea da continuação dos trabalhos dessa Comissão. As demandas que já estão em tramitação também foram incluídas no plano para 2005.

As próximas reuniões da Câmara foram marcadas para 5 a 7 de maio, em Vitória (ES), e de 29 a 31 de agosto, em Curitiba (PR).

Cinthia Andruchak
Jornalista convidada