Assinado acordo de cooperação Brasil-África do Sul

Brasília, 27 de setembro de 2005

Acordo firmado entre os governos do Brasil e da África do Sul, em Nova Iorque, prevê auxílio mútuo dos dois países voltado para o assentamento humano e o desenvolvimento urbano. Encontros periódicos, troca de experiências, apoio à capacitação e cooperação técnica são ações programadas no acordo. Equipes técnicas serão formadas por membros dos governos, instituições, universidades, organismos de pesquisas, ONGs e organizações comunitárias de base.

O acordo tem validade de dois anos e pode ser prorrogado. Os resultados dos encontros serão integrados aos trabalhos preparatórios para fóruns e conferências internacionais. A evolução política dos países é semelhante. Ambos evoluíram de regimes autoritários para a democracia com eleições livres.

Planos de trabalho serão criados a partir da próxima semana para tratar dos temas a serem discutidos nas esferas de Habitação, Planejamento Urbano e Assuntos Relacionados ao Uso do Solo e Assuntos Relacionados à Governança. Assinaram o acordo, representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, e pela África do Sul, a ministra da Habitação, Lindwe Sisulu.

 Assessoria de Comunicação do Ministério das Cidades