Assembleia de Pernambuco aprova criação da Frente Parlamentar da Engenharia

Brasília, 24 de agosto de 2017

Na semana passada, em 15/8, a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco aprovou requerimento para a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Agronomia e Tecnologia. Autor da proposição e coordenador do grupo, o deputado Eduíno Brito (PP) anunciou que serão discutidas medidas que garantam incentivos ao setor, que vivencia dificuldades em razão da crise econômica. João Eudes (PDT), José Humberto Cavalcanti (PTB) e Laura Gomes (PSB) também compõem a frente.

Requerimento
“Nenhum país se desenvolveu a não ser pelo caminho da tecnologia”, ressaltou Brito. O parlamentar elencou problemas enfrentados pela engenharia brasileira, como o enfraquecimento de grandes empresas do setor – envolvidas em casos de corrupção –, o baixo investimento em pesquisa e desenvolvimento, a concorrência do mercado financeiro na atração de profissionais e o fechamento de postos de trabalho com a desaceleração da economia nacional e mundial.

Em apartes ao pronunciamento de Eduíno Brito, outros deputados aplaudiram a iniciativa. “A matéria nos une por entendermos a importância da engenharia para Pernambuco”, apontou o líder da oposição, Sílvio Costa Filho (PRB). “As grandes nações do mundo tiveram o desenvolvimento conectado à engenharia”, sublinhou Odacy Amorim (PT).
Edilson Silva (PSOL) sugeriu que a frente se debruce sobre a carência de quadros técnicos no setor público para acompanhamento de obras. Laura Gomes comentou que “quando acontecem crises, é sobre a engenharia o primeiro rebatimento”. Júlio Cavalcanti (PTB) ainda pediu que o grupo acrescente à pauta também os desafios para o setor de arquitetura. “Está tudo junto de um mesmo contexto”, argumentou. 

Equipe de Comunicação do Confea, com informações da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe)