Apuração das eleições avança no país

Brasília, quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Termina hoje, dia 17 de novembro, o prazo para que os Creas, remetam à Comissão Eleitoral Federal, os mapas gerais e atas finais de apuração das eleições que aconteceram no último dia 9.

Até o momento, seis Creas enviaram os relatórios de apuração. Em apenas um deles Roraima, houve eleição para Conselheiro Federal. Os dados ainda são extra-oficiais, já que, de acordo com o calendário estipulado pela Comissão Eleitoral Federal (CEF), ainda cabem recursos de decisões das Comissões Regionais Eleitorais (CERs)e da própria Comissão Federal.

Os resultados encaminhados pelos Creas até esta data são:

Acre - A eleição para presidente de Crea teve como vencedor Carlos Frederico Bastos Ribeiro, com 229 votos. Em seguida, João de Deus Oliveira de Azevedo, que obteve 165 votos; Amarildo Uchoa Pinheiro, teve 128, enquanto Clênio Clauto de Souza Farias recebeu 100 votos. Houve, ainda, 19 nulos e seis em branco.

Piauí - No Piauí, a eleição para presidente do Crea foi vencida pelo candidato José Borges de Sousa Araujo, que obteve 421 votos. Em seguida, vieram Paulo Afonso Brandão Alexandrino, com 249 votos; Raimundo Ulisses de Oliveira Filho, 177; Antonio Florentino de Souza Filho, com 169; Avelar Damasceno Amorim, com 58 e Norbelino Lira de Carvalho, que obteve 15 votos. Foram totalizados, ainda, 15 votos nulos e seis em branco nas eleições para presidência do Crea local.

Roraima - Em Roraima, venceu a eleição para presidente do Crea, o candidato Jorge Dias, com 238 votos. Luiz Afonso recebeu 207 votos. Naquele estado, foi eleito, ainda, o novo Conselheiro Federal Admar Alves e seu suplente Fabrício de Freitas, com 217 votos; Roberto Suetônio e o suplente Armando José da Silva obtiveram 215 votos. Houve dois votos nulos e três brancos na eleição para presidente do Crea.

Distrito Federal - Na capital do país, a nova presidente do Crea é Lia Sá, com 701 votos, ante 489 de Peterson Cardoso e 93 de Gondiberto de Carvalho Filho. Foram totalizados sete votos em branco e 13 nulos no DF nas eleições para presidente do Crea.

Bahia - Na Bahia, a eleição para presidente do Crea foi vencida por Jonas Dantas, que obteve 1.832 votos. Anésio Fernandes obteve 952 e houve 18 votos em branco e 296 foram anulados.

Goiás - Em Goiás, foi reeleito Francisco Almeida, com 1.693 votos. O adversário Nélio Fleury obteve 1.102. Houve ainda 44 votos nulos e 19 em branco. 

Adiamento - O único Estado onde não houve eleição no dia 9 de novembro foi o Maranhão, devido a uma decisão judicial. Conforme decisão da Portaria AD (Ad Referendum) número 155/Confea, a votação naquele Estado ocorrerá no dia 01 de dezembro, e os votos para presidente do Confea serão somados aos dos demais Estados brasileiros. 

Calendário - Na próxima semana, a CEF ser reúne para julgar os recursos contra decisões das comissões regionais, além de divulgar os relatórios finais e mapas de totalização por Estado.

A partir do dia 28 de novembro, será aberto prazo para entrada de recursos contra as decisões da CEF, que serão julgados durante Sessão Plenária do Confea nos dias 7 e 8 de dezembro. A homologação e o resultado final da eleição 2005 acontecerão no dia 9 de dezembro.

Sandro Farias
Da equipe da ACOM