61ª SOEAA e 5º CNP deverão reunir perto de dois mil profissionais em São Luís

Brasília (DF), sexta-feira, 1 de outubro de 2004.

"Exercício Profissional e Cidades Sustentáveis", tema da 61ª Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (SOEAA) e do 5º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), deverá reunir perto de 2000 profissionais da área tecnológica, entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, em São Luís (MA). O evento, realizado anualmente pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), tem como objetivo trazer para o debate questões ligadas às condições das cidades brasileiras dentro do conceito de sustentabilidade. As inscrições iniciam dia 15 de outubro e prosseguem até 25 de novembro, pela Internet, no site do evento.

O lançamento oficial da 61ª SOEAA, feito pelo presidente do Confea, eng. Wilson Lang, foi em junho, no auditório Alberto Abadalla, da Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA), com a presença de 270 pessoas, entre profissionais, autoridades e imprensa. Segundo Lang, debater "Exercício Profissional e Cidades Sustentáveis" é um esforço que visa contribuir para que o país atinja sua ecoeficiência. Na sua opinião, com o cenário futuro que está sendo desenhado, em que os recursos naturais não vão atender à demanda do consumo, o país que estiver trabalhando dentro desse conceito estará melhor encaminhado para garantir seus bens estratégicos. O engenheiro classificou sustentabilidade como o conjunto de políticas públicas com caráter de perenidade que definam onde o país quer chegar.

Programação - A SOEAA terá seis cursos com temas específicos, destinados àqueles que se inscreveram para o evento, além de quatro painéis e duas conferências, abrangendo todas as áreas de conhecimento, abertas ao público.

Já as mulheres que atuam na área tecnológica serão presenteadas no evento por meio da realização do 1º Fórum da Mulher, nos dias 1 e 2 de dezembro. A atividade discutirá questões referentes à atividade feminina nos campos ligados ao Sistema Confea/Crea.

A SOEAA é tradicional. Teve início na década de 40, no Rio de Janeiro, sendo interrompida nos anos de 1946, 1947, 1948 e 1963, chegando em 2004 à 61ª edição. A Semana visa homenagear profissionais e instituições que prestaram serviços ou atividades relevantes à sociedade e ao Sistema e apresentar debates e conferências relacionados ao exercício e atividades profissionais, buscando o aperfeiçoamento e o desenvolvimento tecnológico. Uma das metas é no sentido de discutir, divulgar e disseminar o conhecimento tecnológico das atividades profissionais dentro de projeções para o futuro da nação.

A 61ª SOEAA, em São Luís, dá continuidade às comemorações dos 70 anos de existência do Sistema Confea/Crea, iniciadas em 2003, em Brasília (DF), que, na ocasião, sediou a 60ª edição.

CNP - Este ano o 5º CNP coincidirá com a SOEAA e ocorrerá nos dias nos dias 3 e 4 de dezembro, também em São Luís. A expectativa é que 400 profissionais participem especificamente do evento. Para o CNP não há inscrição. A atividade é voltada exclusivamente ao trabalho dos 298 delegados, eleitos durante os 27 congressos estaduais, este ano. Os delegados têm direito à voz e voto.

No dia 3 haverá a plenária inicial, com a definição do regimento interno, seguida dos Grupos de Trabalho. Os Grupos serão responsáveis pela discussão e análise das proposições que funcionarão como diretrizes para o Sistema com base no tema do evento. Trinta e cinco propostas chegarão ao plenário no dia 4, resultado dos congressos estaduais que antecederam a realização do CNP.

História - Promovido de três em três anos, o CNP é um fórum formulador de política geral, definido no processo constituinte (1991/1992) que teve como objetivo reorganizar o Sistema Confea/Crea e revisar a legislação profissional.

Em março de 1991, por meio da carta "Compromisso do Sistema Confea/Crea" definiam-se os critérios e as diretrizes para a realização do denominado "Processo Constituinte". Nesse, a meta era preparar uma proposta de anteprojeto de lei para a reorganização do Sistema e conseqüente revisão da legislação pertinente.

Decorridos dois anos, o Sistema organizou o seu 1º CNP, em agosto de 1993, em Águas de Lindóia (SP). Na ocasião, o temário escolhido "Um Projeto para o Brasil", pretendeu explorar na plenitude a capacidade de propor e de inovar dos profissionais brasileiros, já sabidamente demonstrados no transcurso do processo constituinte.

No 2º CNP, em agosto de 1996, em Fortaleza (CE), foram abordados temas como Ensino e Formação Profissional, Legalização Profissional e Planos, Políticas e Estratégia de Atuação do Sistema. O 3º CNP, em Natal (RN) tratou basicamente de assuntos relativos ao Estatuto do Sistema Confea/Crea, em face da vigência à época do art. 58 da Lei Nº 9.649, de 27 de maio de 1998.

Já o 4º CNP, entre 3 e 7 de novembro de 2001, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), em conjunto com a 58ª SOEAA, discutiu assuntos relativos à ética, na sua concepção genérica bem como aplicada ao conhecimento e ao exercício profissional, a valorização do profissional como, agente e beneficiário do processo de desenvolvimento, do interesse social e humano relacionados às demandas sociais e às políticas.

Informações: www.soeaa.org.br

Adriana Baumgratz - Da equipe da ACOM