Iniciado há dois anos, o processo de criação e implantação de um cadastro nacional de profissionais surgiu da necessidade de que as informações estejam concentradas num banco de dados nacional, disponível para consultas de qualquer parte do país. "Assim que tivermos concluído essa implantação, anuncia Jefferson, o Crea do Amazonas poderá acessar as informações que identificam um profissional de outro estado que solicitar visto para atuar em Manaus, por exemplo. autorizando seu trabalho com base nas atribuições a ele conferidas a partir de sua gradução. Para tanto, entre os dados a serem levantados, está o nome da escola que forneceu o diploma".Como a primeira turma que esteve em Brasília, na sede do Confea, participando do seminário aplicado dias 8 e 9 de junho, a segunda turma toma conhecimento sobre como deve ser o procedimento para recadastrar os profissionais ativos e como cadastrar o recém formados. Preenchimento de fichas e protocolos especiais também fazem parte do treinamento que inclui ainda, a apresentação de parte do software que está sendo elaborado para permitir a implantação definitiva do SIC.Além dos profissionais, empresas, instituições de ensino e cursos farão parte do SIC, alerta Jefferson indicando a abrangência e o volume de informações a ser alimentado pelos Creas e gerenciado pelo Confea.Sem data para implantação definitiva, o SIC criará um único identificador a nível nacional, a partir de um número de registro sequencial. Dessa forma, quando um registro profissional for cancelado seu número será inutilizado.Na opinião da maioria dos participantes, tanto a iniciativa do Confea em criar o SIC como o seminário em si, são positivos e necessários. Para Inês Caju, gerente de Atendimento do Crea-PB, "como tudo o que é novo, a implantação do SIC dará trabalho, mas depois facilitará a vida dos Creas e dos profissionais da área tecnológica que representamos". Inês destaca ainda que o SIC proporcionará a unificação do Sistema Confea/Crea "e isso é muito bom", diz.O Crea do Paraná, enviou para Brasília Leopoldo Curti e Alessandra Rufino, respectivamente gerente e responsável pelo setor de registro da regional de Maringá, e Renato Barros, gerente de Informática de Curitiba. Leopoldo acredita que a transferência automática do cadastro, é o ponto crucial para determinar o sucesso do SIC", uma iniciativa que ele classifica como "muito boa".Renato, por sua vez, acha que "a iniciativa do Confea em realizar o seminário é excelente" e que o projeto "conceitualmente é muito bom". Para ele, a integração de todos os Creas e do Confea, através de nosso sistema corpotativo, "será altamente positiva".O Crea de Rondônia enviou para Brasília Ricardo Jacarandá, gerente de informática e Vera Fernandes, gerente de cadastro. Eles consideram a iniciativa do seminário fundamental para que todos entendam o trabalho que está sendo feito. Vera já vislumbra o fim da trabalheira de consultar os Creas através de fax, e-mails e telefonemas. "Bastará uns poucos cliques no mouse do computador para termos todas as informações necessárias sobre um profissional".Ulisses Silva, gerente de Informática do Crea-SP, diz que o projeto precisa ser adequado mas que "o caminho é esse, a iniciativa é mais que positiva, é necessária".Maria Helena de Carvalho - Da equipe da ACOM
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