Carlos Alberto Garcia

Perfil

 Em seus 72 anos de vida, Carlos Alberto Garcia sempre teve um olhar mais humanista dentro da engenharia. Até por isso se especializou em Engenharia de Segurança do Trabalho. Boa parte desse conhecimento foi aplicado nos seus quase 20 anos de Fundacentro, empresa que se destaca pela importância de seus estudos na área de segurança e saúde no trabalho.  

Casado com Carmeci ta Marques Correia Garcia, Carlos é pai de Carol Alberto Correia Garcia, Carolina Correia Garcia e Carla Correia Garcia, que ressalta a alegria como a maior virtude de seu pai. “Ele era uma pessoa extremante alegre, de um positivismo contagiante, nunca reclamava, não esmorecia. Além de ter um coração muito generoso”. Essa virtude estava presente na  Campanha do Amor, que criou há 20 anos, onde começou reunindo alguns amigos e coletando doações  para repassar à Casa Transitória e à Fraternidade Irmã Amélia.

Estudioso que era, Carlos Alberto desenvolveu uma tese sobre a Ergonomia para o Projeto do Cabo da Chave de Fenda. O estudo comprovava que esse novo cabo não machucava a mão do funcionário, concedia maior torque, mais força, e melhorava a ergonomia da mão, ferramenta e cabo. Muito de sua sabedoria também foi transmitida ao lecionar e compartilhar com os alunos seu conhecimento sobre engenharia. A profissão era tão importante que motivou os três filhos a seguirem a mesma carreira. “Nunca de maneira impositiva, mas talvez pelo exemplo e pela identificação, tenhamos elegido a engenharia como nossa profissão”, explicou a filha Carla. 

O otimismo de Carlos Alberto teve seu maior teste quando, em 2002, teve de amputar a perna direita por conta da diabetes e se aposentou. A partir dessa vivência, ele decidiu conscientizar a sociedade sobre a realidade do deficiente no Brasil, a inserção no mercado de trabalho. E assim surgiu o projeto Nacional para Portador de Deficiência intitulado “Deficiente NÃO! Trabalhador Diferente!”, que mais tarde também virou publicação e Carlos Alberto percorreu todo o país para sensibilizar as pessoas sobre esse tema.

O Sistema Confea/Crea registra neste livro sua homenagem a esse profissional que tanto contribuiu  para a engenharia e para um mundo melhor, mais inclusivo para todos. 

Atividades Exercidas 

1967-1970 -  Professor coordenador da Escola de Desenho 28 de Julho

1970-1971 - Engenheiro de Assistência da Empresa: Alumínio Indústria S/A

1973-1975 - Professor de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI)

1975-1996 – Professor de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho em Pós Graduação “Lato Senso” atuando em diversas cidades e estados brasileiros (São Paulo, Santos, São José dos Campos, Manaus, Mato Grosso do Sul, Brasília, Pará, Belém, Belo Horizonte, Bahia). 

1984-2007- Engenheiro de Segurança do Trabalho na empresa Fundacentro

 Perito Assistente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo 

 Perito da Justiça do Trabalho 2ª Região de São Paulo

 

Cargos Ocupados

 

1971- Supervisor Geral da Programação e Controle da Produção e Estoque da Empresa: Armco do Brasil (Divisão Laminação)

1973-1975 - Assessor do Gerente Industrial da empresa Tratec Indústria e Comércio Ltda.

1976-1984 – Consultor na Área de Engenharia de Produção / Engenharia de Segurança do Trabalho em empresas de grande e médio porte. 

1984-1988 –  Coordenador nacional de pesquisas ligadas à Segurança do Trabalho em função dos projetos específicos definidos pelo Centro Técnico Nacional / Fundacentro

1989-1996 -  Pesquisador nacional  pela Coordenadoria de Segurança em Processos Industriais com foco na Norma Regulamentadora Portuária (NRP)

2003-2007 - Consultor em Engenharia de Segurança do Trabalho no Subprograma Nacional para Portador de Deficiência intitulado “Deficiente NÃO! Trabalhador Diferente!”

Feitos Relevantes

Autor dos trabalhos publicados e/ou apresentados: “Plant Layout S. Paulo” (1978); “Análise dos Fatores que Influenciam na Eficiência de um Grupo de Trabalho Industrial” (1979); “Plant Layout” (1980); “Análise de Projeto 1ª edição” (1990); “Plant Layout” (1995); “Ergonomia Brasileira” (2002); “Contribuição da Ergonomia para o projeto do cabo da chave de fenda” (2001); “Subprograma Nacional para Trabalhadores Portadores de Deficiência” (2005).