Brasília, 6 de dezembro de 2023.
Com 19 simpósios cujos temas representam os comitês técnicos-científicos da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas – ABCM, a entidade abriu nesta segunda-feira (4/12), no Centro de Eventos CentroSul, em Florianópolis, o 27º International Congress of Mechanical Enginnering – Cobem. Com cerca de 1300 trabalhos técnicos e 2200 participantes, muitos deles vinculados a projetos de pós-graduação, o evento, apoiado por meio da política de locação de estandes do Confea, prossegue até a próxima sexta-feira (8/12). O conselheiro federal eng. eletric. eng. eletron. Genilson Pavão representou o Confea na cerimônia.
O Congresso busca promover, exclusivamente em língua inglesa, a divulgação e a discussão de resultados de pesquisas e desenvolvimentos e do conhecimento no estado da arte na área de Engenharia e Ciências Mecânicas. Tal divulgação se faz por meio de apresentações orais e na forma de pôsteres, palestras, mesas redondas e minicursos, nos quais pesquisadores discutem com seus pares aspectos das pesquisas e desenvolvimentos, compartilhando experiências e conhecimentos. Os simpósios reúnem sessões técnicas (orais e pôsteres) arranjadas de forma coesa ao longo dos cinco dias do evento.
Palestras e mesas-redondas com renomados pesquisadores, nacionais e internacionais, integram a programação do Cobem. A pesquisa científica e oportunidades de avaliação e projeção da formação do engenheiro para o futuro integram as atividades, com textos completos a serem depositados nos anais do evento, em formato eletrônico, na ABCM, com acesso livre aos associados. “O Cobem pretende ser um congresso que representa a retomada dos grandes eventos presenciais pós-pandemia, compartilhando as perspectivas e o papel da Engenharia Mecânica, no Brasil e no mundo. Promovemos uma feira tecnológica, integrando ICTIs, empresas e instituições como o Confea como referência para todo o mundo”, descreve o presidente da ABCM, eng. mec. Domingos Alves Rade.
Ele considera ainda que o evento promove impactos em níveis tecnológico, educacional, internacional e político. “O Cobem difunde a vanguarda das pesquisas nas ciências mecânicas do Brasil e do mundo, principalmente pela feira de inovação. A interação entre pesquisadores de várias áreas das engenharias em um mesmo ambiente é uma oportunidade única de crescimento intelectual pessoal, difusão de ideais e busca de novos temas para pesquisa e desenvolvimento. Além disso, o Cobem pretende divulgar o potencial de pesquisa e desenvolvimento, permitindo o compartilhamento de conhecimento e amplificando a interação e as parcerias em pesquisas para hoje e o futuro. O evento envolve entidades de classe, públicas e privadas, incentivando projetos ou programas específicos em nível de governos nacional ou estadual sejam apresentados no período, aproveitando a mobilização de autoridades nacionais, empresários, pesquisadores, engenheiros, técnicos e jornalistas, em uma agenda positiva de fomento à pesquisa e à discussão das políticas de incentivo à pesquisa e desenvolvimento nacional e internacional nas áreas da Engenharia Mecânica”, ressalta o organizador.
Equipe de Comunicação do Confea
Com a colaboração e fotos de Dinismary Cardoso (Setor de Patrocínio e Promoção - Sepat)