Brasília, 22 de novembro de 2021.
Representante do estado mais ao norte do Brasil, o jovem engenheiro mecânico Lucas Carneiro chega ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia com entusiasmo para pautar as demandas dos roraimenses no plenário. “Estamos muito animados com as mudanças que pretendemos realizar para atender melhor os nossos profissionais”, afirma o conselheiro titular que tomou posse no dia 17 de novembro e irá exercer o mandato de janeiro de 2022 a dezembro de 2024 ao lado do também eng. mec. Marcelo Chaves.
Entre as prioridades do plano de trabalho, está a atualização de leis, a fim de gerar mais tecnologia e renda para o país e os profissionais. “Ajudar na captação de recursos junto ao Confea para a realização de cursos, seminários e palestras que busquem o aprimoramento profissional por meio do Crea-RR e defender o piso salarial” são algumas das propostas apresentadas pela chapa durante a campanha eleitoral.
Outra meta, segundo Lucas Carneiro, é trabalhar em prol da juventude. “Vou abraçar programas já existentes, como o Crea Júnior e outros planejamentos que corroborem o profissional desde o início da sua graduação para saberem como funciona o nosso Sistema”, garante o conselheiro federal que, aos 27 anos, já ocupou as vagas de suplente na Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, Mecânica e Metalúrgica, entre 2019 e 2020, e das comissões permanentes de Ética Profissional e de Legislação e Normas, todas do Crea-RR. Desde 2018, é filiado ao Sindicato dos Engenheiros do Estado de Roraima e à Associação Roraimense de Engenheiros e Arquitetos.
Formado pela Universidade de Fortaleza em 2017 e concluinte da pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Unyleya, o engenheiro mecânico trabalha na área de projetos e serviços de climatização e refrigeração.
Confira a seguir entrevista concedida ao site do Confea, após a solenidade de posse na Sessão Plenária nº 1584.
Site do Confea: Você faz parte de um grupo que inaugura uma nova fase do processo eleitoral. Como foi participar das primeiras eleições via internet do Sistema Confea/Crea? Qual sua avaliação do processo?
Lucas Carneiro: Uma grande satisfação poder participar deste processo eleitoral, uma modernização que já deveria ter sido feita no Conselho que abrange a tecnologia, como o nosso. O importante foi o processo de votação ter passado por auditoria, validando todo o processo eleitoral e também a lisura.
Site do Confea: Como foi o processo da campanha? Como você se comunicava com seus eleitores?
LC: Foi um pouco diferente do tradicional, demos mais ênfase na parte de mídia, rede social e visitas a órgãos públicos.
Site do Confea: Quais são as suas expectativas e metas?
LC: De poder externar os meus anseios relativos a mudanças em algumas legislações que, consequentemente, gerarão mais tecnologia e renda para nosso país e profissionais. E também a defesa da sociedade, que é o nosso papel constitucional.
Site do Confea: Quais são as suas principais propostas?
LC: Incentivar e dar apoio ao plano de saúde para nossos profissionais por meio da nossa Mútua. Aproximar mais os regionais do Conselho Federal e também poder contribuir para o planejamento estratégico eficiente do Sistema Confea/Crea e Mútua.
Site do Confea: Como você está vendo a atual gestão do Crea-RR?
LC: O presidente Neovânio vem atuando de uma forma inigualável, atuando na melhoria dos processos e conseguindo firmar diversas parcerias com órgãos da administração pública que já vêm gerando benefícios. Além disso, conseguimos observar o comprometimento e o brilho nos olhos dele quando o assunto é o nosso Sistema Confea/Crea e Mútua.
Site do Confea: O que te levou a compor uma chapa com o seu suplente?
LC: A vontade de podermos ainda mais contribuir com a sociedade, com o Sistema e os profissionais. A nossa chapa é uma união de forças que abrange desde a parte jovem, empresarial e institucional, podendo, assim, contribuir em diversas áreas.
Leia mais:
Confea conclui com sucesso primeiro processo eleitoral virtual do Sistema
Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea