55ª Expoara movimenta 150 mil pessoas do Tocantins e região Norte

 eng. agr. Marco Aurélio Vaz, diretor adm da Mútua-TO; eng.civ. Andre Ribeiro, diretor geral da Mútua-TO;  eng. agr. Maurício Diamantino, conselheiro regional; Wagner Borges, presidente do Sindicato Rural de Araguaína;  eng. civ. Daniel Iglesias, presidente do Crea-TO; conselheiro federal eng. civil Daltro Pereira, representando o Confea; e eng. agrônomo João Aragão,  diretor financeiro da Mútua-TO
Dispositivo de honra na Expoara: da esq. p/dir.: eng. agr. Marco Aurélio Vaz, diretor adm da Mútua-TO; eng.civ. Andre Ribeiro, diretor geral da Mútua-TO; eng. agr. Maurício Diamantino, conselheiro regional; Wagner Borges, presidente do Sindicato Rural de Araguaína;  eng. civ. Daniel Iglesias, presidente do Crea-TO; conselheiro federal eng. civil Daltro Pereira, representando o Confea; e eng. agrônomo João Aragão,  diretor financeiro da Mútua-TO

Brasília, 6 de junho de 2023.

Conselheiro federal Daltro Pereira enaltece a importância do evento para toda a região Norte
Conselheiro federal Daltro Pereira enaltece a importância do evento para toda a região Norte

Com a transferência da inspetoria do munícipio para o estande conjunto do Crea-TO, Confea e Mútua-TO, prossegue até o próximo domingo (11/6), a 55ª Exposição Agropecuária de Araguaína – Expoara. Promovida pelo Sindicato Rural de Araguaína – SRA com apoio do Confea, por meio de locação de estande com valor de R$ 30 mil, o evento tem como temática “Tradição, Conexões e Resultados” e deve reunir 150 mil participantes. “É importante essa parceria institucional com o Confea. Isso fortalece o agro, o sindicato, toda a rede. Os elos que se completam e fortalecem”, destaca o presidente do Sindicato, Wagner Borges. 


Com a expectativa de superar os R$ 200 milhões em negócios, o evento reúne uma feira comercial com cinco instituições bancárias, várias empresas do agro, de veículos, calcário e outras áreas. “Destacamos também a parte de entretenimento, com shows e rodeios. As inovações nas arenas; a Semana Tecnológica, em parceria com o Sebrae, e o parquinho e a Fazendinha com cerca de 200 crianças ao dia”, acrescenta o presidente da entidade.


Representante do Confea no evento, o conselheiro federal eng. civ. Daltro Pereira considera que a Expoara tem um público diferente da Agrotins, outro evento do agronegócio do Estado, realizado  de 16 a 20 de maio. “A Agrotins é mais em torno da tecnologia. Aqui é a bovinocultura, com investimentos altíssimos de toda a região Norte. Como o agro aqui é muito forte, o Sistema não pode ficar fora, representando toda a cadeia de profissões. Temos tido a participação em minicursos das nossas áreas de abrangência. Com a concessionária de águas do Estado, acabo de participar de uma discussão que contava com muitos engenheiros ambientais. Então, a Expoara possibilita promover os esclarecimentos de toda a cadeia de profissões que integram o Sistema Confea/Crea e Mútua”, descreve.

“É o maior evento agropecuário do Norte do Tocantins e sua força pode ser demonstrada por esse estande conjunto, com a inspetoria e a Mútua fazendo atendimento e agregando os profissionais também por meio de palestras técnicas. É o segundo ano que a gente participa, esse ano com o apoio do Confea para a estrutura do estande e a Mútua também está sendo nossa parceira. Contamos com a participação do conselheiro federal Daltro Pereira, demonstrando que este evento aproxima muito o Sistema dos profissionais e dos produtores rurais. Tocantins é um estado muito agro e um evento desses demonstra a atuação do Sistema em várias modalidades, engenheiros agrícolas, engenheiros agrônomos, engenheiros civis e engenheiros mecânicos, ao lado de produtores, esclarecendo sobre a emissão de ARTs e fazendo um trabalho de valorização do profissional habilitado”, destaca o presidente do Crea-TO, eng. civ. Daniel Iglesias.

Presidente do Crea-TO, Daniel Iglesias, também destaca a importância do evento
Presidente do Crea-TO, Daniel Iglesias, também destaca a importância do evento

Programação 
Entre as pequenas palestras desenvolvidas no estande, os profissionais já puderam aprofundar-se em torno de temáticas como “Calcário e Gesso para Altas Produtividades”, com o engenheiro agrônomo e produtor rural Matheus Guimarães, abordando critérios para usar esses insumos, como calculá-los e recomendá-los de forma a elevar a produtividade com eficiência e sustentabilidade, e ainda “Egressos de Sucesso da Unitpac”, reunindo profissionais formados na instituição que compartilharam suas trajetórias, sob a mediação do professor eng. agr. Carlos Cicinato.


Confira a programação do estande do Sistema aqui

Segundo a coordenadora de Integração Social e Profissional do Crea-TO, Julianne Cutrim, “é muito importante trazer profissionais destas áreas para palestrar sobre temas que são centrais em todas as feiras agropecuárias, e na Expoara não é diferente. São momentos de troca de conhecimento para todos os profissionais”, descreve. “Estar presente na rotina dos engenheiros e engenheiros agrônomos em grandes eventos como a Expoara é o nosso objetivo”, ressaltou o presidente do Regional.
 

Equipe de Comunicação do Confea
Com as colaborações do chefe do Setor de Patrocínio (Sepat), Adahiuton Belloti,  e do superintendente do Crea-TO Fred Guerra