Confea e ONU estudam parceria com foco no desenvolvimento mundial

Brasília, 10 de abril de 2023.

Em diálogo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Confea busca apoio da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para elaborar projeto de cooperação internacional capaz de colocar as capacidades do Sistema Confea/Crea a favor do progresso mundial, como explica o conselheiro federal Genilson Pavão. “Esse é um passo muito importante na gestão do presidente Joel Krüger, que irá levar a diplomacia brasileira a outro patamar, considerando que a proposta é colocar as coordenadorias de câmaras especializadas e a Engenharia brasileira à disposição para contribuir com a internacionalização das ações do PNUD com foco no desenvolvimento de outros países”, enfatiza o engenheiro eletricista que integra a diretoria do Conselho.

Reunião entre Confea e PNUD, no dia 4 de abril, na sede da agência em Brasília. Da dir. p/ esq.: Pavão, Barros, Simonetti, Amaral, Prado e Baioni

O projeto avançou na última semana, quando o conselheiro – acompanhado do superintendente de Estratégia e Gestão, Renato Barros, e da assessora da área Rosângela Simonetti – participou de reunião com representantes do PNUD. Entre eles, a representante residente assistente para o Programa, Maristela Marques Baioni; o líder de projetos econômicos e sociais, Cristiano Prado; e a oficial do Programa, Maria Teresa Amaral.

Ao grupo, Pavão falou do funcionamento do Sistema, enfatizando os resultados dos trabalhos das coordenadorias de câmaras especializadas, a exemplo do que poderá ser efetivado para ajudar as nações a construírem uma vida melhor para as pessoas.

Conselheiro federal e diretor do Confea, eng. eletric. Genilson Pavão

Receptiva ao projeto, a representante Baioni sinalizou que a iniciativa do Confea “é um grande avanço, tendo em vista a capilaridade do Sistema e o tipo profissional envolvido, diretamente ligado às inovações e desenvolvimento econômico e social”. Confirmou ainda a viabilidade do acordo, que segue o Decreto 5151/2004, além de outros normativos federais e internacionais. Como exemplo prático, citou parcerias recentes em andamento, como o Programa Justiça 4.0 firmado com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 
 

O PNUD trabalha em cerca de 170 países e territórios, contribuindo para erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades. Como organismo de desenvolvimento da ONU, apoia países no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), previstos na Agenda 2030. Os 17 ODS estão contemplados no projeto de acordo de cooperação entre Confea e PNUD de forma direta e transversal

Baioni enfatizou que os projetos realizados de forma colaborativa com o PNUD resultam em desenvolvimento de capacidades institucionais, gestão pública e inserção de organizações no cenário internacional. Segundo a representante do programa, o governo brasileiro passou a prestar cooperação ao exterior por meio do compartilhamento de experiências e boas práticas acumuladas, tendo como base os princípios da chamada Cooperação Sul-Sul (CSS).

Em resposta, o superintendente e a assessora do Confea detalharam o status do projeto, esclarecendo que todos os produtos estão definidos no Plano Institucional 2021-2023 da autarquia, possuem orçamento aprovado no Plano Plurianual 2023-2024 e no Plano Diretor de Tecnologia da Informação 2023-2025, e cumprem o que estabelecem os acórdãos 1925/2019 e 303/2020 exarados pelo Tribunal de Contas da União.

Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea