Brasília, 30 de janeiro de 2020.
Na 4ª feira, 29/01, depois de lida e aprovada a súmula da reunião de instalação, realizada em 17 de dezembro de 2019, os integrantes do Comitê Gestor do Programa Mulher, do Confea, traçaram o perfil da programação que apresentarão durante o Encontro de Líderes que acontece em Brasília, de 12 a 14 de fevereiro próximo.
Na sequência, definiram os contatos a fazer para realizar uma sessão solene na Câmara dos Deputados, em março, e o que deve ser apresentado no seminário nacional para a instalação de mais um fórum de debates do Sistema Confea/Crea e Mútua, caixa de Assistência, o Fórum Programa Mulher, datado para 23 de junho.
A criação da comenda “Mulheres da Tecnologia Enedina Alves Marques” - primeira mulher engenheira do Paraná e a primeira engenheira negra do Brasil – está sendo estudada, assim como a assinatura de acordos de cooperação técnica com entidades, visando trabalhos voltados para a equidade de gênero, já estão em estudo.
Em comum - Encontro, sessão solene e seminário - , três dos compromissos assumidos no plano de trabalho do comitê, têm o objetivo de valorizar a participação feminina nas atividades do Sistema, estimular o interesse das jovens em idade de vestibular para optar pelas profissões das áreas da engenharia e agronomia, além de meteorologia, geografia e geologia, reunidas pela instituição.
Ações visam aproximação com o poder legislativo
Joel Krüger, eng. civi., que preside o Confea e coordena o comitê, afirmou que essas ações também visam aproximar as lideranças classistas da área tecnológica com as lideranças parlamentares: “Temos a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher que conta com a nossa colaboração na defesa de projetos de lei de interesse não só das mulheres como dos profissionais que temos coligados”.
Krüger defende que temas como feminicídio e equidade de gêneros estejam sempre presentes nas pautas de discussão do comitê, temas que, segundo ele, “são sensíveis para toda a sociedade”.
Ao concordar com Fabyola Resende, que pretende realizar o resgate histórico da participação feminina no Sistema Confea/Crea e comparar com dados atuais a serem levantados junto aos Creas, o presidente do Confea acredita que o levantamento vá ajudar a mapear a participação feminina e a elaboração de propostas de boas práticas, tendo como exemplo “cases” de sucesso vivenciados por Creas e entidades ligadas ao Sistema. “Temos que potencializar o que já existe”, afirmou.
Outro compromisso do plano de trabalho do Comitê, trata da participação feminina na 77ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), a ser realizada em agosto , em Goiânia (Goiás). Esse assunto também está em debate e definição no comitê gestor.
Integram o comitê: eng. civ., Joel Krüger, coordenador; eng. eletric.,Fabyola Resende, gerente de Relações Institucionais (GRI), do conselho e secretária executiva ; eng. mec., Michele Ramos, da Federação Nacional de Engenharia Industrial (Fenemi), representando o Colégio de Entidades Nacionais (Cden); eng. civ.,Flávia Roxin, representante das coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas; eng. agr., João Bosco, conselheiro e coordenador da Comissão de Articulação Institucional (Cais), a qual o Comitê é vinculado; eng. civ., presidente do Crea-ES, Lúcia Vilarinho, representante do Colégio de Presidentes (CP), eng. agr., Giucélia Figueiredo, diretora e representante da Mútua, Caixa de Assistência, e a eng. quim., Simone Baia, representando o gabinete do Confea.
Por compromissos agendados anteriormente, Lúcia não pôde comparecer à 1ª reunião.
Próximas reuniões do comitê gestor do Programa Mulher serão realizadas em Brasília em 04/03; 9/07 e 26/11.
Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea