Plenário abre as portas para conectar Confea com futuros profissionais

Brasília, 24 de abril de 2025.

A Sessão Plenária nº 1708 do Confea contou com participação especial: 50 estudantes do curso de agronomia da Universidade de Brasília (UnB) estiveram presentes para vivenciar, na prática, como são conduzidas as decisões no plenário federal.

A visita nesta quinta-feira (24) fez parte do projeto Do Campus para o Campo, uma iniciativa do Sistema Confea/Crea e da Mútua que promove a integração entre a formação acadêmica e o cotidiano profissional, como destacou o presidente do Conselho, eng. telecom. Vinicius Marchese. “Vocês estão participando do momento mais importante do Confea ao lado desses profissionais que são responsáveis pelas principais decisões que afetam as profissões em todo o país”, afirmou ao dar as boas-vindas aos convidados.

Estudantes de agronomia da UnB e as lideranças do Crea Júnior, Thays Casais e Victor Farias

Durante a sessão, os estudantes acompanharam as discussões e votações das pautas, com explicações claras e didáticas conduzidas pela presidência e pelos conselheiros relatores, que detalharam cada etapa do processo deliberativo, como fez o diretor de Planejamento Estratégico, eng. eletric. Sérgio Maurício Cardoso, ao falar do funcionamento do plenário e das atividades do Conselho. 

Presidente do Conselho, eng. telecom. Vinicius Marchese

Na oportunidade, o vice-presidente, eng. ftal. Nielsen Christianni, parabenizou o professor Filipe Viçosa por incentivar a turma a estudar um tema indispensável: ética profissional. “É um privilégio poder entender agora o processo que vocês irão vivenciar em sua etapa profissional”, disse aos alunos. Já o coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), eng. civ. Osmar Barros Júnior, motivou os jovens a explorar a experiência no Confea ao máximo: “Essa será a Casa de vocês em um futuro breve. Espero que tenham um dia interessante e produtivo”. 

Vice-presidente, eng. ftal. Nielsen Christianni

Ao longo do dia, os universitários têm a oportunidade de participar de palestras e bate-papo no Confea com a presença do presidente Vinicius, do conselheiro Maycon Juan de Souza e das lideranças do Crea Júnior, Thays Casais e Victor Farias. A programação inclui ainda visita a uma lavoura de café guiada por um engenheiro agrônomo que falará sobre a produção, a rotina e os desafios da profissão.

Universitários acompanharam votação de processos no plenário do Confea

Deliberações
Os trabalhos da Sessão Plenária nº 1708 tiveram início com um minuto de silêncio em homenagem à memória do papa Francisco, falecido no último 21 de abril. Em sua fala, o presidente Vinicius Marchese destacou: “Ele foi uma liderança que vai muito além da religião”.

Entre as deliberações aprovadas nesta quinta-feira, esteve a indicação dos engenheiros de pesca Marcondes Agostinho Gonzaga Júnior e Alzira Miranda de Oliveira para representar o Confea junto à Câmara Setorial da Produção e Indústria de Pescados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ao longo deste ano. A iniciativa é resultado do esforço do Conselho em garantir representação na câmara que trata de assuntos relacionados ao exercício das profissões da engenharia e da agronomia, como frisou o vice-presidente Nielsen. “Defendemos a participação do Confea no Mapa, considerando que esta câmara trata de deliberações importantes sobre estratégias, operações e comércio exterior”, comentou, lembrando que o fórum discute questões de interesse da cadeia produtiva que podem afetar o desenvolvimento e o crescimento do agronegócio brasileiro.

Comissões se reúnem nesta tarde. Sessão plenária volta na sexta-feira, 9h

Foram aprovados também os preparativos para a Cerimônia do Mérito. Ficou definido que a solenidade de entrega das premiações aos profissionais e empresas será no dia 7 de outubro no espaço Ferrari Eventos, em Vitória (ES). 

A Medalha do Mérito é uma honraria concedida a profissionais registrados no Crea que contribuem ou tenham contribuído para a melhoria dos serviços prestados pelo Sistema Confea/Crea e pela Mútua, ou para o desenvolvimento do país em áreas como economia, cultura, academia, ciência, técnica, classe, política, meio ambiente, ética ou sociedade. A inscrição no Livro do Mérito homenageia profissionais registrados no Crea, já falecidos, que se destacaram por relevantes serviços prestados. A Menção Honrosa é concedida a pessoas jurídicas que contribuíram para a melhoria dos serviços do Sistema Confea/Crea e da Mútua, bem como para o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e sustentável do país e a qualidade de vida das pessoas.

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Ricardo Chaves/Confea