Especialistas do Confea/Crea irão integrar comissões de estudo da ABNT

Brasília, 22 de julho de 2020

O plenário federal aprovou nesta quarta-feira (22/7) a criação de comissão de especialistas para representar o Sistema Confea/Crea junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas  (ABNT), a fim de subsidiar tecnicamente as formulações e revisões de normas. 

A partir dessa iniciativa, espera-se que o acompanhamento de normativos técnicos que possuem conexão com as atividades das modalidades Civil, Agronomia, Elétrica e Industrial/Mecânica mantenha os conselheiros federais e a comunidade da engenharia informados dos processos de formulação, revisão e proposição de normas. Para isso, cada especialista terá a tarefa de acompanhar, verificar, comentar e informar das normatizações afetas a sua modalidade quanto à vigência, atualização e comunicados discutidos nas reuniões das Comissões de Estudo da associação.

Atualmente, o Confea integra o conselho deliberativo da ABNT e mantém convênio que oferece aos profissionais registrados acesso gratuito e com descontos mais expressivos às normas técnicas em vigência no país e até mesmo no Mercosul, bem como a cursos oferecidos pela associação.

 

Produtividade da engenharia nacional

Pela manhã, ao abrir a 1536ª Sessão Plenária do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o presidente em exercício da instituição, eng. civ. Osmar Barros Júnior, comemorou os dados de registro de Anotação de Responsabilidade Técnica do primeiro semestre de 2020. “As profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua costumam sofrer muito com as crises e a expectativa do mercado é que com a pandemia não fosse diferente. Mas nos surpreendemos positivamente. A retração no número de registro de ART foi de apenas 11,68%, o que mostra que nossas profissões não pararam. Cada ART significa um contrato de engenharia”, afirmou. 

Parabenizando a engenharia brasileira, Osmar mencionou dados do Sindicato Nacional da Indústria do Comércio, segundo os quais a venda de cimento no país em junho de 2020 foi 24,2% maior do que o mesmo mês em 2019. Antes de passar a palavra para comunicação dos demais conselheiros federais e representantes, o presidente em exercício comemorou, ainda, parceria com o Ministério da Saúde a partir da qual os profissionais do Sistema passaram a poder realizar treinamento de enfrentamento à pandemia

Representando o Colégio de Presidentes, o presidente do Crea-SC, eng. agr. Ari Neumann, também celebrou a atuação dos profissionais do Sistema. “As empresas estão em atuação praticamente normal, claro que obedecendo as regras de distanciamento e de uso de equipamentos de proteção individual. Trabalhar na pandemia é um desafio imenso”, disse. Representando o Colégio de Entidades Nacionais, a coordenadora adjunta do grupo, eng. civ. Elizabeth Cox, colocou o colegiado à disposição para colaborar com as profissões do Sistema. Já o coordenador nacional das Comissões de Ética dos Creas, eng. agr. Marcelo Bexiga parabenizou a celeridade do Confea no trato dos conflitos de atribuição com o Conselho Federal dos Técnicos e com o Conselho Federal de Medicina Veterinária

 

Luto
Antes de iniciarem os trabalhos, os conselheiros fizeram um minuto de silêncio pelo falecimento, nesta terça-feira (21/7), de João Margon, irmão do conselheiro federal eng. agr. Annibal Margon. João atuava como médico em Anápolis (GO) e foi vítima da covid-19. Os conselheiros também mencionaram a morte, pela mesma causa, do ex-presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros, Márcio Damazio Trindade.



Beatriz Craveiro e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
 
Fotos: Marck Castro/Confea