Engenheiro eletricista Genilson Pavão une experiência e visão de mundo

Conselheiro Federal Genilson Pavão: formação interdisciplinar e muitas propostas para o Sistema
Conselheiro Federal Genilson Pavão: formação interdisciplinar e muitas propostas para o Sistema

 

Brasília, 15 de abril de 2021.


O Sistema Confea/Crea e Mútua conta, desde o início do ano, com a experiência multidisciplinar do engenheiro eletricista, eletroeletrônico, engenheiro mecânico e engenheiro de segurança do trabalho Genilson Pavão Almeida. Maranhense de São Luís, com formação em universidades japonesas como engenheiro eletricista (Universidade de Wakayama) e engenheiro eletroeletrônico (Universidade de Nagoya) e em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o engenheiro tem experiência como conselheiro regional suplente e uma ampla visão da realidade do sistema profissional.

Pós-graduado ainda em Ergonomia, Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho e mestre em Telecomunicações – Engenharia de Computação, Genilson tem experiência no magistério maranhense e em obras e projetos industriais no Brasil e no exterior, além de atuar também como perito judicial. Atualmente, o representante do Grupo Engenharia Elétrica do Estado do Maranhão, que tem o eng. eletric. Francisco de Assis Peres Soares como suplente, vem atuando na Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) e na Comissão Eleitoral Federal (CEF). A seguir, ele apresenta uma série de propostas para o seu mandato como conselheiro federal.


Confea - O senhor pode nos falar da sua trajetória dentro do Sistema até se tornar conselheiro?

Engenheiro Eletricista Genilson Pavão - Minha trajetória até aqui foi de muita luta, de engajamento, desde minha filiação ao Clube de Engenharia e ao Sindicato dos Engenheiros (Senge), logo após me registrar no Crea, até o primeiro mandato de conselheiro estadual suplente. Foi uma atuação sempre marcada pela forte conscientização da união da classe em prol das melhorias para os profissionais. Nesta luta, conseguimos fazer parte de três chapas vencedoras à presidência, inclusive a mais recente. Até então, devido às minhas atividades empresariais, nunca tinha atentado para a participação direta no conselho. Mas houve uma grande pressão pela minha participação de forma mais direta no conselho, culminando com a nossa eleição para conselheiro federal nesta gestão do triênio 2021-2023.
 
Confea - Qual a proposta de trabalho do senhor para o triênio 2021-2023?

Engenheiro Eletricista Genilson Pavão - Vou enumerá-las, de modo a ficar bastante claro: propor, via Confea, a redução/extinção de taxas das empresas, cujo sócio for engenheiro registrado junto ao Crea de origem; propor, via Confea, que o registro nacional facilite o registro eletrônico ou a necessidade de visto nos Creas locais, para fins de emissão de ART local; propor, via Confea, a unificação/compartilhamento dos bancos de dados dos sistemas Sitac ou similares de todos os Creas com o Confea para facilitar a pesquisa e emissão de documentos dos profissionais e empresas de todo o Brasil; propor, via Confea, que o tempo de registro ativo no Conselho possa contar como tempo de contribuição previdenciária, através de melhoria na lei atual; propor a modernização das resoluções do Confea para atendar às demandas atuais da sociedade; propor, via Confea, resolução que resolva o conflito de atribuições entre engenheiros e tecnólogos e outras classes representadas; propor, via Confea, resolução que barre os outros conselhos profissionais de exercer atribuições da Engenharia e Geociências e Agronomia, previamente definidas pelo Confea; propor, via Confea, que haja a judicialização para impedimento de conflito de atribuições de  outros conselhos, quando ocorrer; propor, via Confea, junto ao Congresso Nacional, a melhoria da Lei do Piso Mínimo salarial para que os funcionários públicos concursados possam fazer jus aos direitos dos celetistas;  propor, via Confea, legislação dinâmica que exija a contratação e fiscalização e criação de câmaras especializadas às novas áreas da indústria e às áreas deficitárias; criar um sistema de padronização dos Creas, em termos de procedimento de emissão de ART e fiscalização; criar uma linha editorial ao Confea para a publicação dos trabalhos técnicos dos membros do Confea/Crea; propor um fortalecimento da integração das instituições de ensino como o Sistema Confea/Crea; instituir mecanismos de fiscalização da qualidade de cursos de Engenharia em nível tecnológico ou bacharelado presencial e a distância para garantir a qualidade; propor, via Confea, a criação de uma Comissão de Qualidade e Padronização dos Creas para auditar os atos e o desenvolvimento das atividades dos Regionais.

Confea - Quais as expectativas e desafios para os próximos três anos? E a sua proposta de trabalho?

Engenheiro Eletricista Genilson Pavão - Trabalharemos com os demais colegas conselheiros para conseguirmos fazer a melhoria dos conselhos regionais e Federal. Esperamos, com a ajuda de todos, poder fazer as mudanças necessárias para a melhoria do Sistema.


Confea - Qual a importância de representar o seu estado no plenário?
Engenheiro Eletricista Genilson Pavão - Representar os anseios da sociedade local e os profissionais em questões tangíveis ao novo paradigma pós-pandemia do exercício profissional e defesa da sociedade ludovicense em geral. Representar o Crea-MA e as entidades precursoras do sistema local nos seus anseios  de mudanças estruturais necessárias às mudanças.
 
Confea - O senhor tem acompanhado os trabalhos do plenário federal nos últimos anos? Quais os projetos/assuntos aprovados mais relevantes que destacaria?
 
Engenheiro Eletricista Genilson Pavão - De forma indireta, mas no foco em questões sensíveis às profissões, motivo pelo qual não concordar com todas as decisões e decidirmos nos candidatar para fazer a diferença na gestão. 

Confea - Qual a importância da representatividade feminina no Plenário do Confea?

Engenheiro Eletricista Genilson Pavão - Acredito ser uma nova fase no conselho e no mundo. As mulheres têm uma visão de mundo diferenciada e única que, na maioria das vezes, é uma forma nova e diferente de ver as coisas. É importante um novo olhar sobre as mudanças necessárias para um mundo melhor e um novo paradigma mundial.
 

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro/Confea