Coordenadoria de Engenharia Elétrica propõe calendário de reuniões 2021

Brasília, 12 de fevereiro de 2021.

Os engenheiros eletricistas Rogerio Moreira (Crea-MA) e Petersonn Caparrosa (Crea-GO) assumem o mandato 2021 da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica. Eleitos no dia 11 de fevereiro, durante o 10º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea, agora eles estão à frente de debates e propostas acerca de educação a distância, novas diretrizes da Engenharia e títulos profissionais. 

Também irão compilar os procedimentos adotados pelos Creas durante a pandemia de covid-19. Definida pelo plenário do Conselho Federal, a meta abrange ainda levantamento de hospitais públicos e privados que demandam serviços de Engenharia. Além de proteger a vida da população, a iniciativa visa cumprir a Decisão PL-0045/2020, que determinou aos Creas fiscalizar 100% dos hospitais do país até 31 de dezembro próximo, com foco nas modalidades profissionais que atuam em obras e serviços desses empreendimentos clínicos. O fórum consultivo irá se reunir nas seguintes datas para dar andamento à pauta do ano:

Calendário 2021 da CCEEE
17 a 19/5 Brasília (DF)
4 a 6/8 Brasília (DF)
14 a 16/11 Florianópolis (SC) 

 

 

“Trabalho há anos para divulgar, promover e fortalecer o trabalho da Engenharia Elétrica, em defesa de atividades privativas e ressaltando as novas técnicas da profissão. No Crea do Maranhão, tenho trabalhado no planejamento de operações específicas de fiscalização. Coloco minha experiência à disposição dos senhores para levar adiante os objetivos da coordenadoria” - Titular da CCEEE, eng. eletric. Rogerio Moreira (Crea-MA)

 

 

 

 

 

“Precisamos ter todas as unidades federativas unidas em prol do mesmo objetivo, do mesmo compromisso e da mesma luta, que é defender a nossa classe. No centro do país, vocês terão um defensor feroz, incansável, resoluto e pronto para qualquer batalha, em quem poderão se amparar a qualquer momento do dia; não da noite. Mas assim que eu acordar estarei junto com vocês para qualquer uma das batalhas que surgirem daqui para frente. Conto com o apoio de cada um de vocês para sairmos daqui ainda mais fortes” – Coordenador adjunto da CCEEE, eng. eletric. Petersonn Caparrosa (Crea-GO)

 

 

Mais fotos no Facebook do Confea

 

Diálogo com o Confea
Ao apresentar as ações desenvolvidas pelo Confea nos últimos 60 dias, o presidente Joel Krüger informou à CCEEE a pauta específica da Engenharia Elétrica. “Enviamos à Aneel documento defendendo a manutenção da Resolução Normativa nº 482/2012 (REN 482)”, disse, referindo-se ao normativo que abrange pequenos e médios sistemas de produção de energia solar instalados em telhados, fachadas e terrenos (geração distribuída), além de estabelecer regras de reembolso para incentivar consumidores brasileiros a gerarem sua própria eletricidade. “O Confea reconhece o normativo como base estratégica para desenvolvimento de um setor elétrico brasileiro moderno e pautado em fontes renováveis, limpas e sustentáveis”, registrou o presidente em nota no site do Conselho Federal

Krüger também destacou que o Conselho tem marcado presença em fóruns virtuais sobre políticas energéticas. “O último ciclo de debate foi sobre projetos e reformas para um novo marco legal, que contou com a participação de especialistas e do secretário-executivo adjunto do Ministério de Minas e Energia. Queremos ampliar esse evento on-line sobre Engenharia e Infraestrutura para mais participantes e novas temáticas”, incentivou. “O próximo será sobre energia solar”, adiantou o conselheiro federal, eng. eletric. Daniel Sobrinho. 

 

Durante a agenda em Brasília, o novo coordenador da CCEEE (à esq.) reuniu-se com o diretor da Aneel eng. eletric. Sandoval Feitosa, com quem foram discutidas proposta de parceria e a necessidade de realização de fiscalizações preventivas integradas. Também foi feito convite ao diretor para participar da segunda reunião da coordenadoria

 

Outro assunto que diz respeito à coordenadoria de Engenharia Elétrica é a atuação do Confea contra as resoluções do Conselho dos Técnicos. “Várias frentes foram estabelecidas, por judicialização, no congresso nacional, como Amicus curiae e por meio da Comissão Temática de Harmonização Interconselhos. E, nos Creas, vocês têm o papel de fiscalizar os técnicos por exercício ilegal da profissão”, orientou Krüger. 

Coordenador da CCEEE em 2020​​​​

 


A #TVConfea acompanhou as primeiras cinco reuniões das coordenadorias de câmaras especializadas, nos dias 9 e 10. Confira a cobertura:
 

 

Julianna Curado 
Equipe de Comunicação do Confea 
Fotos: Marck Castro e Thiago Alves/Confea