Confea recebe presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac)

Brasília, 05 de abril de 2019.

 

"Lideranças do Confea recebem presidente da Fieac, tecnólogo José Adriano Ribeiro da Silva"

 

 


Na última quarta-feira (3), o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civ. Joel Krüger, recebeu o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), tecnólogo José Adriano Ribeiro da Silva.

Segundo o presidente da Fieac, a reunião teve como objetivo solicitar o apoio do Confea nas discussões do setor civil no Acre, principalmente no que se refere às tabelas do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) e do Sistema de Custos Referenciais de Obras (Sicro).  “O Sicro e o Sinapi apresentam uma distorção muito grande do nosso estado em relação ao restante do Brasil, pois eles trabalham com metodologia e laboratório do Sul e Sudeste. Então, para os estados da Amazônia já fica diferente e, no que se refere ao Acre -  que fica no extremo do país - a distorção é ainda maior”, esclarece Silva.

Além dos presidentes, participaram da reunião os conselheiros:  o vice-presidente, eng. eletric. Edson Alves Delgado, eng. civ. André Luiz Schuring e o eng. civ. Ricardo Augusto Mello de Araújo, que é o representante do Acre no Plenário.


Está em funcionamento na Casa, o Grupo de Trabalho Avaliação das Tabelas Sinapi e Sicro, coordenado pelo eng. prod. mec. Zerisson de Oliveira Neto, formado ainda pelo conselheiro eng. civ. André Luiz Schuring (coordenador adjunto); pelo ex-Secretário Executivo do TCU eng. civ. André Luís Mendes; pelo fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (Ibec), eng. civ. Paulo Roberto Vilela Dias e pelo eng. civ. José Luiz Parzianelllo. Em fevereiro, o GT debateu com os responsáveis pela gestão das tabelas aspectos relacionados às regras e critérios para elaboração do orçamento de referência de obras e serviços de engenharia,  contratados e executados com recursos do orçamento da União, para obtenção de referência de custo, e parâmetros para a elaboração de projetos rodoviários e licitação de obras e serviços de engenharia contratados pela União.

Sobre as ferramentas
O Sinapi é a ferramenta oficial de previsão de preços - gerida pela Caixa Econômica Federal e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - adotada pelo Governo Federal na execução de obras, contribuindo para a garantia da boa aplicação dos investimentos públicos, e é obrigatória em empreendimentos onde são investidos recursos da União.

Já o Sicro é uma ferramenta criada e aperfeiçoada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para manter atualizada a definição de custos, apta para estabelecer os melhores parâmetros para referenciar a elaboração dos orçamentos de projetos rodoviários e licitação de obras.

Saiba mais:
Em defesa do projeto e do bom orçamento

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea