Brasília, 16 de março de 2023.
Com um depoimento contundente, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, participou de uma reunião com as entidades de classe mineiras, nesta quinta (16/3), no Crea-MG. Ao lado do presidente do Regional, eng. civ. Lucio Borges, Joel destacou o papel das entidades do Sistema Confea/Crea e Mútua em apresentar propostas estruturais para o país, valorizando sua atuação. “Valorizar as entidades é pedir para que elas apresentem políticas públicas. Políticas públicas validadas pelos pares, pelos colegiados”, manifestou.
Joel destaca a importância das entidades para o Sistema profissional. “As entidades têm conteúdos técnicos, seja na área de habitação, de saneamento, recuperação de áreas degradadas, de manejo florestal. Por isso, queremos fomentar a produção de materiais que contribuam para o desenvolvimento sustentável do país”, disse.
O presidente do Confea falou ainda que é necessário sensibilizar e incluir os parlamentares nas agendas relacionadas à engenharia, à agronomia e às geociências, mostrando a importância do conhecimento técnico destes profissionais, ressaltando os exemplos recentes vivenciados pelo país, relativos a desmoronamentos, produção agrícola, dentre outros.
Para o presidente do Crea-MG, eng. civ. Lucio Borges, “as entidades são preponderantes para fortalecimento do Sistema, sendo também responsáveis pela qualificação dos profissionais”.
Certificação profissional e renovação
Joel lembrou que o Confea vem trabalhando para que a certificação internacional de profissionais passe pelas entidades de classe. “Certificação pode ser um importante instrumento para a valorização das entidades”, frisou. Na ocasião, o presidente do Confea também destacou que é fundamental trazer jovens profissionais para participar das entidades que precisam de renovação.
Políticas de apoio às entidades
Joel ressaltou, então, as duas formas de atuação da gestão: os editais de patrocínio e os estandes. “Realizamos com muito sucesso esses canais que colaboram para valorização profissional realizada pelas entidades. São modelos exitosos que temos apoiado e vamos aprimorar cada vez mais, valorizando o trabalho das entidades de classe”, finalizou.
Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea