Brasília, 15 de junho de 2023.
O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, recepcionou o líder do Crea-SP, eng. telecom. Vinicius Marchese, em Brasília, na manhã desta quinta-feira (15/6), para alinhar ações em defesa da qualidade do ensino e fortalecer a atuação do Sistema no Congresso Nacional.
O presidente do Regional paulista elogiou o recente manifesto do Confea encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) com objetivo de suspender a autorização de novos cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências. “Somos muito cobrados pela melhoria do ensino superior das profissões ligadas ao Sistema Confea/Crea. Por isso, o Crea-SP apoia essa iniciativa tão importante. Estamos juntos nesta luta!”, afirmou Marchese.
Aprovado pelo plenário federal na Sessão Plenária 1634, o manifesto apresentou ao Executivo Federal as preocupações do Sistema em relação à qualidade dos cursos afetos ao Sistema e propôs ações práticas para mudança desse cenário, como reafirmou o presidente Krüger na reunião desta manhã. “Trabalhamos pela qualidade dos cursos presenciais e à distância”, pontuou, firmando posicionamento contra os cursos 100% EAD. “Precisamos discutir qual é o limite e os parâmetros para essa modalidade, e é isso que motiva nossas tratativas junto ao Ministério da Educação”, ressaltou.
Defesa das profissões
No encontro, as duas lideranças alinharam ações para impulsionar o lançamento da Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema, agendado para a próxima quarta-feira (21/6). Em uma ação inédita, o Confea irá sediar a cerimônia no plenário federal, onde serão recepcionadas lideranças do Sistema e congressistas de todo o país, que estão comprometidos em fortalecer a formulação de políticas públicas essenciais para o desenvolvimento do Estado e para o bem-estar social. De acordo com a Assessoria Parlamentar do Confea, 218 deputados e 22 senadores assinaram o requerimento para criação da Frente, proposto pela deputada federal Marussa Boldrin (MDB/GO).
Leia mais:
Confea solicita ao MEC suspensão de autorização de cursos
Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea