Brasília, 25 de setembro de 2023.
Em sua terceira reunião ordinária, o Grupo de Trabalho Segurança no Trânsito, do Confea, se encontrou nesta sexta (22/9) com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com vistas à formalização de um acordo de cooperação técnica entre as entidades. O GT é formado pelos conselheiros federais eng. mec. Lucas Carneiro (coordenador) e eng. eletric. Francisco de Assis Peres Sores (coordenador adjunto) e pelos especialistas eng. mec. e seg. trab. Marco Aurélio Santos Caminha, eng. civ. Hérzio Geraldo Bottrel Mansur e eng. mec. André Canuto de Moraes Lopes. A assistência é da eng. agr. Mara Rubia Soares, analista do Confea.
Segundo o coordenador do GT, o alinhamento com a ANTT busca aprimorar a fiscalização de transporte de passageiros e de produtos perigosos e cargas. “Com esse trabalho que estamos fazendo também junto a outros órgãos como a Polícia Rodoviária Federal e ainda a Agência Nacional de Mineração, estamos buscando trocar informações com a ANTT para aprimorarmos a gestão pública e a fiscalização desenvolvida pelo Sistema Confea/Crea, cuja capilaridade sempre é ressaltada para todos os nossos parceiros”, destaca Lucas Carneiro.
Recebida virtualmente pelo presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, que saudou a aproximação entre as entidades com vistas à realização de um Acordo de Cooperação Técnica sobre o tema da segurança no trânsito, a ANTT esteve representada pelo chefe de gabinete, Allan Lopes; coordenadora de Acordos de Cooperação, Maria Cecília Lacerda; chefe substituto da Assessoria Especial de Relações Parlamentares e Institucionais, Eugênio Câmara; coordenador substituto Vinicius Dantas Lourenço e pelo coordenador de Estudos e Planejamento de Transportes, eng. civ. Carlos Roberto Alvisi Júnior.
O engenheiro mecânico André Canuto comentou que a preocupação do GT vai mais além do que a pavimentação. “Estamos preocupados com outras questões relacionadas aos acidentes, como a sinalização, o volume de tráfego, o desgaste, o adensamento. Por lei, o Sistema é instituído para cumprir esse papel”, destacou.
Ao lado do eng. civ. Hérgio Mansur, Canuto ressaltou a capilaridade do Sistema, comentando a expectativa de que a mesma segurança hoje presente em relação ao transporte de combustíveis possa ser alcançada nessas outras áreas, relacionadas à logística e à infraestrutura de transportes de cargas e pessoas. “Esse trabalho não pode ser só interno, por isso nossa preocupação em ampliá-lo com vocês”, complementou o eng. mec. Marco Caminha.
A segurança veicular e a educação no trânsito foram citadas pela especialista em acordos de cooperação Maria Cecília Lacerda, ligada à área de relações institucionais da ANTT. “Temos alguns instrumentos que podem ser até mais céleres que o acordo de cooperação, daí porque a importância de entendermos das demandas de vocês para com a ANTT para que possamos tratar de forma mais objetiva possível”, disse.
“Temos em comum essa questão da fiscalização, pois também dispomos de equipes em todo o país com os responsáveis técnicos legalmente definidos, e certamente temos objetivos comuns em desenvolver um trabalho em prol da segurança da sociedade”, comentou o coordenador do GT, eng. mec. Lucas Carneiro, reforçando um posicionamento do chefe de gabinete da ANTT, Allan Lopes.
A legalidade também foi destacada pelo coordenador adjunto do GT, eng. eletric. Francisco Soares. “Temos a incolumidade pública como o objetivo das nossas atribuições. Por isso, precisamos ter a garantia da atuação de profissionais com o devido registro profissional para evitar o rol de atividades que produzem mortes, danos e prejuízos sociais, de forma preventiva. Precisamos fazer alguma coisa para reverter dados como o de 150 mortes por dia no trânsito”, conclamou. “Temos também esse interesse, buscando chegar antes na fiscalização de rodovias e transporte de passageiros”, concordou o engenheiro civil Carlos Alvisi.
Os representantes da ANTT foram convidados a participar da sessão plenária do mês de outubro.
Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro - Confea