Confea apoia I Congresso Paranaense de Engenheiros Civis

Curitiba (PR), 17 de agosto de 2022.

Com foco na atualização e geração de conhecimento técnico-científico, o Confea apoia a estreia do Congresso Paranaense de Engenheiros Civis (Cpenc), que acontece nesta quarta e quinta-feira (17 e 18/8), no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), em Curitiba, com realização da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), em parceria com a Abenc-PR.

Chefe de gabinete do Confea, eng. agr. Luiz Antonio Rossafa

Representando o Confea na abertura do evento, o chefe de gabinete, eng. agr. Luiz Antonio Rossafa, abordou a história de atuação do Conselho Federal, suas lutas e conquistas. “Somos mais de 1 milhão de profissionais, sendo 400 mil no grupo de engenheiros civis, o que nos torna o maior conselho multiprofissional do mundo”, disse. “Estamos trabalhando para uma nova fase para este país, da redenção de uma civilização que aqui é exemplo para o mundo, com fronteira pacificada. E precisamos nos fortalecer. Vamos cuidar do nosso Conselho, que é nosso norte, e parabéns aos engenheiros que são o esteio da nação”, salientou.

Presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha de Oliveira

O presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha de Oliveira, lembrou do orgulho de participar de um evento no IEP-PR como engenheiro formado no Paraná e professor de Engenharia Civil. “Temos 35 mil engenheiros e a cada ano as universidades formam até 4 mil que entram no mercado de trabalho, uma enorme responsabilidade e um futuro promissor”, comentou, elogiando a iniciativa da realização de um evento híbrido que amplia a interação entre seus participantes. Rocha citou ainda a atuação ativa dos engenheiros em vários projetos, como o processo do novo pedágio e a Ferroeste, que qualificou como “orgulho da Engenharia paranaense”.

Presidente da Abenc, eng. civ. Cirus Itiberê da Cunha, e o general do Exército Luís Mattos, ex-ministro do STM

Ao recepcionar os participantes, o presidente da Abenc-PR, eng. civ. Cirus Itiberê da Cunha, ressaltou que o evento é uma oportunidade única ao abrir um universo de assuntos e conhecimentos a jovens profissionais, da mesma forma que assegura um debate qualificado entre profissionais que estão há tempos na ativa. “Em sua primeira edição, teremos a participação de diversos ícones para mostrar o que se tem feito de melhor no setor, contribuindo, assim, para a padronização de procedimentos e capacitação dos profissionais”, disse.

Visitantes no estande do Confea (da esq. p/ dir.): eng. civ. Dante Medeiros, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-PR; eng. agric. Valmor Pietsch, coordenador da Comissão de Ética do Crea-PR; eng. civ. Cirus Itiberê, presidente da Abenc-PR; e eng. agr. Luiz Rossafa, chefe de gabinete do Confea

O presidente do IEP-PR, eng. eletric. Nelson Gomez, por sua vez, destacou a atuação da entidade na defesa dos profissionais de Engenharia, bem como a realização de eventos que a entidade promove para a atualização e capacitação dos engenheiros e acadêmicos.

O eng. civ. Gilson Fernandes Gomy de Ribeiro, secretário da Abenc, falou sobre a atuação das entidades que incentivam a capacitação dos profissionais de Engenharia e convocou os engenheiros mais jovens a participar da gestão da associação.

Já o diretor de Benefícios da Mútua Nacional, eng. civ. Carlos Vilhena, afirmou que como braço assistencial do Sistema Confea/Crea, a Mútua apoia eventos que valorizam a Engenheira.

Em sua fala, o general do Exército Luís Carlos Gomes Mattos, ex-presidente do Superior Tribunal Militar, fez uma retrospectiva de sua atuação profissional e comentou sobre as missões que lhe deram o privilégio de conhecer o Brasil, como a viagem ao longo da Transamazônica e a outra na estrada que liga Porto Velho a Manaus, ambas junto com equipes de engenheiros.

A mesa de abertura da solenidade foi composta pelo superintendente do Gabinete da Vice-Prefeitura de Curitiba, Almir Bonatto, representando o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o presidente do IEP, eng. eletric. Nelson Gomez; o presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha de Oliveira; o presidente da Mútua-PR, eng. civ. Júlio Russi; o diretor de Benefícios da Mútua Nacional, eng. civ. Carlos Vilhena; o secretário da Abenc, eng. civ. Gilson Fernandes Gomy de Ribeiro; o chefe de Gabinete do Confea, eng. agr. Luiz Antonio Rossafa, representando o presidente em exercício do Confea, eng. civ. João Carlos Pimenta; o general de Exército Luís Carlos Gomes Mattos, ex-presidente do Superior Tribunal Militar; e o presidente do Ibape-PR, eng. civ. João Augusto Barão Michelloto.

 


Informações: Abenc
Fotos: Renato Meirelles