Brasília, 13 de junho de 2023.
O universo da cerâmica é mais um contemplado pela política de apoio às entidades do Sistema Confea/Crea e Mútua, por meio da locação de estandes. Realizado de 12 a 15 de junho, em Florianópolis-SC, o 67º Congresso Brasileiro de Cerâmica foi contemplado para este apoio durante sessão plenária do mês passado. Promovido pela Associação Brasileira de Cerâmica – Abceram, o evento, o primeiro do setor após a pandemia da covid-19, deve reunir 300 pessoas, superando as expectativas dos organizadores.
Segundo o presidente da entidade, eng. mat. José Carlos Bressiani, o Congresso é o único evento do setor onde se reúnem representantes das instituições de ensino e pesquisa, de indústrias cerâmicas de diversos segmentos e ainda fornecedores de matérias-primas, equipamentos e insumos. “A gente espera a integração do setor e a transferência de conhecimentos. Ao superar nossas expectativas de participantes, esse congresso nos dará ânimo para crescer ainda mais no ano que vem”.
Temas como “Vidros e vidrocerâmicas”; “Arte e Design”; “Reciclagem e Meio Ambiente”; “Compósitos”; “Esmaltes-fritas-corantes”; “Gesso/Cimento”; “Síntese de Pós”; “Biomateriais”; “Cerâmica Termomecânica”; “Educação em Materiais Cerâmicos”; “Cerâmica Vermelha”, “Revestimentos Cerâmicos”; “Matérias-primas”; “Revestimentos Cerâmicos/Cerâmica Branca”; “Nanotecnologia”; “Processamento Cerâmico”; “Biomateriais” e “Refratários/Isolantes Térmicos” se unem a cerca de 20 palestras de especialistas e apresentação de aproximadamente 400 trabalhos técnicos da área, durante os quatro dias do evento.
Aos destacar os 70 anos de atividades da Abceram, Bressiani agradece e destaca a importância do investimento de R$ 20 mil, proporcionado pelo Confea. “Sem dúvida o Congresso só pode ser realizado com a parceria de patrocinadores, principalmente os patrocinadores Ouro, como o Confea. Sem vocês, a gente não consegue recursos suficientes para poder organizar um evento desse porte”.
O olhar da representante do Setor de Patrocínio do Confea (Sepat), Alessandra Porto, ratifica a grandeza do Congresso. “A estrutura desse evento está muito parecida com a da Soea (Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia) e com a do Contecc (Congresso Técnico-Científico da Engenharia, da Agronomia e das Geociências) com várias reuniões paralelas e um congresso científico em que os melhores trabalhos serão publicados nos anais da Abceram. A cada ano, a locação de estande está crescendo e essa modalidade permite ao Confea se fazer presente em eventos os mais diversificados e valiosos para os profissionais do Sistema”, descreve.
Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea com a colaboração de Alessandra Porto (Sepat)