Bahia Farm show começa com a presença do presidente Lula

 

Em sua 17ª edição, Bahia Farm Show foi aberta pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva e outras autoridades, ao lado do presidente da AIBA, Odacil Ranzi
Em sua 17ª edição, Bahia Farm Show foi aberta pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva e outras autoridades, ao lado do presidente da AIBA, Odacil Ranzi

Brasília, 7 de junho de 2023.

Com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva, do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e de outras lideranças ministeriais teve início nesta terça (6/6), no município de Luís Eduardo Magalhães, a 17ª Bahia Farm Show, considerada a principal vitrine do agronegócio do Norte e Nordeste do Brasil. Promovido pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – AIBA,  o evento superou a marca de 100 mil visitantes no ano passado, quando as atividades foram retomadas após a pandemia, que impediu sua realização em 2020 e 2021. 

Com apoio do Confea, da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (Fundação Bahia) e da Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba), a Bahia Farm Show acontece até o próximo sábado (10/6). “Temos uma gama enorme de engenheiros,  uma turma que representa essa entidade que é o Sistema Confea/Crea. São todos altamente profissionais e temos muito. Somos parceiros no crescimento”, diz o presidente da AIBA, Odacil Ranzi, ao comentar o apoio de R$ 30 mil do Confea, dentro da sua política de locação de estandes.

Presidente da AIBA, Odacil Ranzi: crescimento do setor agropecuário medido pela força da Bahia Farm Show
Presidente da AIBA, Odacil Ranzi: crescimento do setor agropecuário medido pela força da Bahia Farm Show


Representado pelo presidente do Crea-BA, eng. agrim.  Joseval Carqueija, na abertura e no primeiro dia do evento, o presidente do
Confea, eng. civ. Joel Krüger, apontou que “o Sistema Confea/Crea tem orgulho de participar e apoiar a Bahia Farm Show, um evento em que estive em 2018 e 2019 e que demonstra a pujança do agronegócio, fundamental para as expectativas de crescimento do país e consolidando a distribuição de grandes eventos do setor em todas as regiões do país”.

Segundo Odacil Ranzi, o primeiro dia do evento demonstrou ótimas perspectivas para a feira, que movimentou R$ 7,9 bilhões no ano passado, ainda sob o clima do retorno ao ritmo das atividades, característico do período pós-pandemia. “Estávamos com preços mais convidativos. Esse ano o preço da soja caiu bastante, mas o produtor não pode ser imediatista, temos que ter um horizonte de dez anos”, disse, destacando o êxito da abertura do evento, que tem a expectativa de superar a marca de 100 mil visitantes do ano passado. 


“O governador Jerônimo Rodrigues (PT) tomou café, almoçou, ficou sete horas e meia. Fizemos vários alinhamentos. Tivemos também ministros, senadores e o presidente Lula, que almoçaram aqui no nosso novo prédio que inauguramos ontem. Foi acima das expectativas”, comenta o presidente da AIBA. “Temos várias palestras técnicas, incluindo a da comissão de Agricultura e Infraestrutura da Assembleia Legislativa. É um momento em que o agro novamente está segurando o país com 21.6% de um crescimento extraordinário, enquanto outros setores crescem 0 por cento. A vocação do país é o agro. Temos solo, água, sol”, considera.

Estande do Confea, apoiador do evento Foto: Rodrigo Brasil (GCO)
Estande do Confea, apoiador do evento Foto: Rodrigo Brasil (GCO)

Considerada a maior vitrine do agronegócio do Norte e Nordeste do Brasil, a Bahia Farm Show está entre as três maiores do País em volume de negócios. O evento conta com a participação das maiores empresas de máquinas agrícolas, implementos, insumos, aviação e serviços.  O evento é também a maior feira de Tecnologia Agrícola e Negócios do Matopiba e palco de tomada de importantes decisões para o setor.

Segundo o material de divulgação do evento, os visitantes têm a oportunidade de conferir as novidades expostas e participar de eventos, palestras, fóruns, reuniões e mesas redondas direcionadas à agricultura empresarial e familiar. Assim, a Bahia Farm Show se volta à realização de negócios, que possibilita comparar, pesquisar, comprar e vender; difusão de tecnologia e diálogo político-institucional.

Equipe de Comunicação do Confea
Com a colaboração da Assessoria de Comunicação da BFS e de Rodrigo Brasil (GCO)
Fotos: BFS