Brasília, 23 de maio de 2023.
A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Toledo (AEAT) promove nesta quarta (23/5) o evento “O Biogás como energia Renovável - A Sustentabilidade da Suinocultura”. Com a participação da conselheira federal eng. agr. Márcia Laino representando o Confea, o evento atrai cerca de 250 participantes, entre profissionais e estudantes da região, por meio de três palestras e um painel, durante todo o dia.
A iniciativa tem como objetivo mostrar de maneira geral o biogás como fonte de energia renovável e a importância frente aos aspectos ambientais, econômicos e sociais que as fontes renováveis de energia representam, principalmente para a conservação das matrizes não renováveis de energia e a diminuição dos impactos ambientais causados pela geração de energia convencional. Também visa discutir e estimular os agricultores e profissionais interessados em utilizar recursos renováveis em suas atividades.
Sobre as palestras, é interessante destacar "Viabilidade financeira e técnica do biodigestor na propriedade rural" palestrada pelo engenheiro ambiental Rafael Rick Niklevicz e "Potencialidades e dificuldades para o sistema de biodigestão para produtores rurais" palestrada pelo engenheiro mecânico Luciano Tadeu Baffi Penhalbel. Já no painel o assunto tratado é "Modelos de negócio e experiências regionais".
Como forma de apoio, o Confea disponibilizou R$ 20 mil em locação de estande para ajudar na realização do evento. “O apoio do Confea é essencial para nós das associações. É parte fundamental para termos a sustentabilidade das nossas ações e para montar toda essa estrutura para mais de 250 pessoas”, afirma Leodacir Francisco Zuffo, presidente da entidade.
Segundo ele, o evento é dirigido a técnicos, profissionais e produtores, porém o convite é extensivo a estudantes que tenham interesse nessa área, seja do ponto de vista da produção do biogás/energia, como também para a melhoria do solo a partir da aplicação do biofertilizante resultante da biodigestão.
Sobre o evento em si, a conselheira Marcia diz que “ele é excelente, reunindo centenas de profissionais, agricultores e estudantes”. A engenheira agrônoma destaca também a participação de mulheres e o aumento delas na função de liderança no futuro. “Atualmente, na suinocultura, elas dividem os trabalhos com os irmãos, maridos e família”, descreve.
Ainda conforme a conselheira, “a colaboração com a realização de eventos por parte do Confea é muito importante para a difusão de conhecimentos para essas centenas de pessoas que estão aqui".
Wesley Ricardo
Estagiário da Gerência de Comunicação do Confea (GCO)
Com a colaboração de Alisson Medeiros (Setor de Relações Públicas - SETRP)