Space Today comanda podcast no Encontro de Líderes

Brasília, 27 de fevereiro de 2024.    


O 13º Encontro de Líderes, entre tantas outras inovações, teve a estreia do podcast do evento, que teve como um dos entrevistadores o influenciador digital Sérgio Sacani, que comanda o Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.  Graduado em geofísica pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado em engenharia do petróleo e geociências, respectivamente, pela Universidade de Campinas (Unicamp), Sacani trouxe à tona importantes reflexões durante o encontro.  


No bate-papo com o presidente do Confea, Vinicius Marchese, e com Eduardo Cavalcanti, do Blog da Engenharia, o cientista questionou os engenheiros sobre déficit de 530 mil profissionais até 2025 para as áreas tecnológicas no Brasil. Segundo o presidente do Confea, em 2020 foi divulgado um estudo sobre a formação profissional. “Países desenvolvidos formam de 3 a 5 profissionais da Engenharia para cada 5 do Direito ou da Administração. O Brasil forma 1 para cada 11. A relação direta com o desenvolvimento do país está diretamente impactada por esse número”, comparou Marchese. Para minimizar o déficit, Sacani sugeriu uma proximidade com os alunos do ensino médio.  “A engenharia precisa estar na prática, como feiras de ciências e culturais. Os jovens querem ver a aplicação. Outro dia meu filho questionava o uso da fórmula de Bhaskara e tive de explicar que está na fórmula para criação dos filtros (nas redes sociais), você vai resolvendo equações para aplicar o filtro”, exemplificou.    

 

Sérgio Sacani

 

Para abordar esse déficit, Sacani sugeriu uma maior aproximação com os alunos do ensino médio, enfatizando a importância de trazer a engenharia para a prática, por meio de feiras de ciências e eventos culturais. Ele ilustrou essa necessidade com uma experiência pessoal: "Meu filho recentemente questionou a utilidade da fórmula de Bhaskara, e tive que explicar como essa fórmula é aplicada na criação de filtros (das redes sociais), demonstrando como resolver equações é fundamental para aplicar conceitos práticos”.    

Eduardo Cavalcanti compartilhou sua experiência como crítico do Sistema e como a aproximação com o Crea-SP modificou esse olhar.  “Eu sentia uma barreira, mas com os influenciadores e os coworkings houve uma quebra dessa resistência e uma aproximação do Sistema com os profissionais”, disse Cavalcanti. Sacani complementou: “Eu sou geofísico e sempre quis ter o Crea para que a minha profissão tenha oportunidade de uma interação como esta do 13º Encontro de Líderes.”    

Sacani e Marchese reforçaram o convite para que os estudantes e profissionais participem da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que será realizada de 07 a 10 de outubro, em Salvador (BA). "São nesses eventos, como Encontro de Líderes e Soea, que a gente tem oportunidade de fazer networking, que vai impactar na nossa carreira lá na frente", ponderou o influenciador cientista.  As inscrições para a 79ª Soea já estão abertas. 

 


Fernanda Pimentel   
Equipe de Comunicação do Confea 
Fotos: Santo Rei Produtora Audiovisual/Confea