Solenidade marca entrega do II Prêmio Confea de Jornalismo

Brasília, segunda-feira, 4 de julho de 2005

Cinco profissionais de Comunicação Social foram contemplados com o II Prêmio Confea de Jornalismo. A entrega da premiação ocorreu na última sexta-feira (1º de julho), em Vitória (ES). Na categoria Mídia Impressa (revista e jornal), Eduardo Nunomura e Carla Miranda, do jornal Estado de São Paulo, com a matéria “Sonhando uma cidade mais bela”; na categoria TV, Marcelo Canellas, da Rede Globo de Televisão, com a série “Cerrado”; na categoria Rádio, Alexandra Torres de Barros, da rádio JC/CBN Recife (PE), com a matéria “Ações de infra-estrutura e urbanização mudam a vida dos moradores de Brasília Teimosa”; na categoria Internet, José Alberto Dantas, do dnonline  Diário de Natal (RN), com a matéria “Nossa casa proporciona melhorias habitacionais para a comunidade” e na categoria Fotografia  Teresa Maia, do Diário de Pernambuco, com a foto Desconstrução II.

Na solenidade de entrega do prêmio, na Casa de Eventos Le Buffe, os vencedores receberam R$ 5 mil, troféu e certificado de participação. O  presidente do Confea, eng. Wilson Lang, ao destacou a importância da Comunicação no desenvolvimento das instituições e empresas. “O Confea entende que a Comunicação Social é uma equação fundamental. Está em toda a sociedade e em todas as áreas. Meu muito obrigado a vocês que, ao participarem desse evento divulgam ainda mais as ações do Sistema e incentivam a  presença dos colegas nas outras edições.”

O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), jornalista Sérgio Murillo de Andrade, um dos integrantes da Comissão Julgadora, lembrou a importância do Confea na ocasião da proposta de criação do Conselho Federal de Jornalistas. “Uma das primeiras entidades a se solidarizar com a nossa causa, a da criação do CNJ, que se preocupa com a ética profissional. Poucas entidades tiveram coragem de se solidarizar com nossa causa”, disse. Sérgio fez um agradecimento público ao presidente, eng. Wilson Lang pelo apoio recebido do Sistema em torno dessa questão.

O jornalista enfatizou que a Fenaj está muito satisfeita com a parceria estabelecida com o Confea e que resultou na instituição do Prêmio de Jornalismo. “O prêmio destaca o jornalismo feito no Brasil, apesar das dificuldades e das condições de trabalho, muitas vezes, indignas. Essa premiação mostra que no país se faz um jornalismo de excelente nível técnico e ético.” Sérgio Murillo prestou uma homenagem especial aos cinco profissionais de Comunicação premiados. “Vocês, com seus trabalhos, nos ajudam ainda mais a valorizar nossa profissão”, observou.
Terceira edição  Na ocasião, o Confea e a Fenaj renovaram o compromisso com a iniciativa e lançaram a terceira edição do Prêmio Confea de Jornalismo, que terá o mesmo tema da 62ª SOEAA  Compromisso social desafio e oportunidade profissional.

O Prêmio visa contribuir para um amplo debate na sociedade com o objetivo de buscar soluções conjuntas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, a iniciativa destaca a relevância das atividades voltadas à área da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia na vida econômica, política e social do país.
A seleção dos trabalhos jornalísticos, que enfocou a produção e veiculação de matérias voltadas para essa questão, buscou estimular ainda mais a discussão sobre o conceito de sustentabilidade. A meta foi promover, por meio de um esforço conjunto, a divulgação de projetos voltados ao desenvolvimento sustentável, para que o país venha a atingir sua ecoeficiência. As matérias mostraram como engenheiros, arquitetos, geógrafos, geólogos, agrônomos, enfim, os profissionais da área tecnológica intervêm ou podem intervir para a construção de cidades sustentáveis.

Comissão julgadora - Sete profissionais fizeram parte da Comissão Julgadora dos trabalhos: o presidente do Confea, en. Wilson Lang;  o representante da CAN, Renato de Melo Rocha; o membro do Conselho Editorial e presidente da Federação Nacional dos Arquitetos, arquiteto Ângelo Marcos Vieira de Arruda; o representante do Plenário do Confea, conselheiro João de Oliveira Sobrinho; o presidente da Fenaj, Sérgio Murilo; o jornalista Fernando Oliveira Paulino e o representante da Associação dos Diários do Interior (ADI), Edil Duarte.

Jornalistas agraciados

Eduardo Nunomura e Carla Miranda  Eduardo Nunomura é natural de São Paulo, tem 36 anos. Jornalista que atua como repórter no jornal O Estado de São Paulo desde 2000, ganhou com a reportagem “Sonhando com uma cidade mais bela”, publicada pelo diário paulista em conjunto com a jornalista Carla Miranda que recebeu a premiação. Formado em Jornalismo e Ciência da Computação pela USP, Nunomura é repórter especial e produz matérias nacionais e internacionais sobre vários assuntos. Entre as coberturas especiais que já participou estão a crise da Argentina de 2002, a Copa do Mundo Japão-Coréia, a crise haitiana em 2004 e da Bolívia.

Marcelo Canellas - repórter especial da Rede Globo, o gaúcho Marcelo Pasqualoto Canellas acabou se especializando na cobertura de temas ligados aos direitos sociais e humanos. Aos 39 anos, o jornalista, natural de Passo Fundo (RS), formado pela Universidade Federal de Santa Maria, em 1987, é o vencedor do II Prêmio Confea de Jornalismo na categoria TV, com a série “Cerrado”. O Prêmio Confea é o 18º da carreira dele. Canellas já atuou em jornais e emissoras de TV do interior do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Atualmente reside em Brasília.

Alexandra Torres  natural de Recife (PE), tem 33 anos e pela primeira vez concorreu ao Prêmio Confea de Jornalismo, o primeiro em nível nacional. Ganhou em primeiro lugar na categoria Rádio com a matéria “Ações de Infra-Estrutura e Urbanização mudam a vida dos moradores de Brasília Teimosa”, veiculada ano passado pela Rádio JC/CBN da capital pernambucana. É formada pela Universidade Católica de Pernambuco, com 13 anos de experiência profissional em assessorias de imprensa e redações de TV e rádio.

José Alberto Dantas - o jornalista José Alberto Dantas, conhecido como Buca Dantas, é natural de Currais Novos (RN), com formação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Dantas foi classificado em primeiro lugar na categoria Internet com o trabalho “Nossa casa proporciona melhorias habitacionais para a comunidade da África”. Buca Dantas atualmente faz parte da equipe do Brasil Total, projeto de linguagem televisiva regional da Rede Globo, com matérias apresentadas por Regina Case. Ele iniciou a carreira em direção cinematográfica.

Teresa Maia  a fotógrafa Teresa Maia foi agraciada com cinco prêmios na sua categoria  fotográfica, em 2004: além do Prêmio Confea de Jornalismo, ganhou o Ayrton Senna, o Wladimir Herzog, o Sinduscon e o Cetrans. Natural de Recife, tem com 42 anos e 17 de atuação e ganhou com a foto “Desconstrução II, publicada no Diário de Pernambuco, jornal onde trabalha.