Sob nova coordenação, Cden realiza 1ª reunião ordinária de 2021

Brasília, 3 de fevereiro de 2021.

Na manhã desta quarta-feira (3/2), a eleição para a coordenação do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) marcou o início dos trabalhos da 1ª reunião ordinária de 2021 do colegiado, fórum consultivo do Sistema Confea/Crea que reúne 21 associações nacionais.

Eleitos, como titular o eng. mec. Marco Aurélio Candia Braga, presidente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), e como adjunto, o eng. eletric. e seg. trab. Milton Alves Ribeiro, diretor regional Centro-Oeste da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), receberam os cargos de Valmor Pietsch, eng. agric., e de Elizabeth Cox, eng. civ. e seg. trab., que estiveram à frente do Cden nos últimos dois anos.

Entre os compromissos comuns apresentados por Marco Aurélio e Milton, está o de “virtualizar as reuniões entre as entidades para alcançar mais participantes”.  eletric. e seg. trab. Milton Alves Ribeiro

Eng. de seg. do trabalho, Milton Ribeiro, adjunto, e o eng. mec. Marco Aurélio Candia Braga, titular, assumem Cden em 2021

Considerando sua missão “cumprida”, Valmor apresentou um relatório de atividades enfatizando, entre outros pontos, as representações indicadas pelo colegiado e acatadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), fato também destacado por Fabyola Resende, eng. eletric., que responde pela Gerência de Relacionamentos Institucionais (GRI), do Confea: “A aprovação dos currículos enviados pelas entidades proporcionou nossa participação em 32 cadeiras, gerando bons frutos”.

Eng. agric. Valmor Pietsch estive à frente do colegiado no ano passado

 

 

Mais fotos no Facebook do Confea

 

Diálogo com o Confea

À tarde, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, se reuniu com o Cden para compartilhar ações institucionais recentes com as entidades nacionais. Destaque para os acordos de cooperação técnica, como o firmado com a Secretaria de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, voltado para implementação de serviços de assistência técnica a serem prestados por profissionais de engenharia a famílias de baixa renda contempladas em programa federal.

Presidente Joel Krüger (à dir.) na mesa com os recém-eleitos coordenadores do Cden

Foi detalhado também o trabalho junto ao Mercado Livre que busca mecanismos para remoção de anúncios de carteiras profissionais e Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs). “Precisamos da colaboração das entidades no monitoramento desse tipo de comercialização, que está em desacordo com a legislação. Assim, o Confea poderá notificar o Mercado Livre”, frisou o presidente.  

Sobre o convênio com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Krüger informou que as entidades poderão implementar pontos de acesso à coleção de normativos da ABNT. Os detalhes da iniciativa foram dados pela gerente de Relacionamentos Institucionais (GRI), eng. eletric. Fabyola Resende: “Nas próximas duas semanas, os senhores receberão ofício sobre como será a disponibilização dos pontos de acesso, um produto que irá agregar valor aos serviços prestados pela entidade”, adiantou.

O plano de inserção internacional do Confea aprovado recentemente pelo plenário federal também foi pautado. De acordo com o presidente, a agenda irá abranger mais reuniões com embaixadas e Itamaraty, além de termos de reciprocidade com países de língua portuguesa, com foco na prospecção de oportunidades para os profissionais brasileiros. As tratativas com Angola e Cabo Verde estão em andamento e a intenção é assinar convênio de reciprocidade na próxima reunião da cúpula da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Durante a fala, Krüger lembrou que a participação do embaixador de Cabo Verde, José Pedro M. Chantre D’Oliveira, na abertura do 10º Encontro de Líderes, na manhã desta quarta-feira (3/2), já é um estreitamento de relações bilaterais com o país africano.
 

Depois de apresentar as ações institucionais do Confea, Krüger dialogou com os representantes das entidades nacionais sobre Política de Patrocínio, inserção internacional, entre outros assuntos

Entre as ações junto ao Executivo, Krüger pontuou o trabalho realizado junto ao Ministério da Economia sobre a Resolução 64/2020, do Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM), que dispensa alvará de construção e Habite-se. Ao coordenador do Cden, foi feito convite para participar de debate sobre o assunto na manhã desta quinta-feira com o secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade e o Colégio de Presidentes do Sistema.

Com foco na representatividade de mulheres, o Programa Mulher está ganhando mais expressividade, como demonstrado na apresentação. Para o Dia Internacional delas, em março próximo, o Confea irá divulgar campanha publicitária voltada para a promoção do protagonismo feminino, especialmente nos espaços de liderança.

Ao final da apresentação, Krüger motivou a participação ativa do Cden em posicionamentos públicos, como o que foi encaminhado ao Ministério Público Federal contra a Resolução nº 4.754/2019, do Banco Central (Bacen), a qual permite que avaliações de imóveis prescindam de vistorias de profissionais habilitados. “Precisamos ter a contribuição de todos em uma rápida atuação”, incentivou.

Acompanharam o presidente na reunião os titulares da Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp), eng. ftal. Ricardo Ludke (Conp); da Comissão de Controle e Sustentabilidade (CCSS), eng. civ. Carlos Vilhena; da Comissão de Educação e Atribuição Profissional, eng. eletric. Jorge Bitencourt; além de assessores da Presidência, gerentes e funcionários das áreas de Relacionamentos Institucionais, Comunicação e Tecnologia da Informação.

Plano de trabalho 2021

Para o ano, o Cden definiu que irá acompanhar de perto propostas de resoluções e normativos que envolvam o colegiado e entidades regionais. “O objetivo é fazer um monitoramento das proposituras para apresentar parecer e, caso necessário, sugestão de alteração”, explicou Marco Aurélio Braga.  

Marco Aurélio Braga

A atuação no Legislativo será fortalecida a partir da maior interação com as assessorias Parlamentar e Jurídica do Confea. Além de opinar sobre os projetos de lei do setor, irá intensificar a defesa dos profissionais do Sistema frente aos outros conselhos, especialmente os dos técnicos. Também no parlamento, o Cden irá buscar assegurar o resgate de percentual da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para as entidades de classe, conforme a opção do profissional.

Atento à equidade de gênero, o colegiado irá intensificar a atuação junto ao Programa Mulher do Confea, de modo a incentivar a participação de mais profissionais do sexo feminino nas entidades de classe. “Pretendemos aumentar o número de mulheres no Sistema”, afirmou o coordenador recém-eleito.

No campo da educação, o fórum irá discutir e acompanhar a implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) nas instituições que oferecem cursos de Engenharia. A meta é propor melhoria da qualidade da formação e do exercício profissional.

Outra iniciativa é buscar aliados para criar o sistema de acreditação de cursos e certificação profissional em Engenharia e Agronomia, nos moldes dos acordos internacionais estabelecidos com esta finalidade, a exemplo dos países desenvolvidos e emergentes.

Milton Alves Ribeiro

Ao longo do ano, outras atividades do colegiado serão desenvolvidas com foco no aprimoramento profissional, na fiscalização e inserção internacional.  

O Cden volta a se reunir às 9h nesta quinta-feira, último dia do 10º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, que neste ano é realizado de forma híbrida, com participação on-line e presencial, seguindo as medidas de combate à pandemia de covid-19.

 

Julianna Curado e Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Tauan Alencar/Confea