Brasília, 25 de novembro de 2024
Presidentes e representantes de entidades de classe nacionais vinculadas ao Sistema Confea/Crea e Mútua estiveram reunidos na semana passada em Foz do Iguaçu (PR) para seu último encontro do ano, oportunidade em que participaram da abertura do Encontro Nacional de Entidades de Classe (Enec) e assistiram a palestra sobre Inteligência Artificial. “Foi bastante participativo. Também foram apresentados os relatórios dos comitês técnicos e discutimos preliminarmente a Resolução 1070/2015. Foi uma reunião muito produtiva”, pontuou o coordenador do grupo, Hideraldo Gomes, presidente da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (Febrae).
De acordo com Hideraldo, entre as propostas aprovadas, as que mais se destacam são a de participação de membros do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) na Câmara Temática de Assuntos Veiculares do Conselho Nacional de Trânsito (Contran); e a participação, a partir de 2025, de membros da Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua, nas reuniões do Cden. “Especialistas que compõem o Cden podem contribuir tecnicamente com as demandas”, justifica Hideraldo.
Para ele, a grande entrega do Cden de 2024 foi o novo Código de Ética, que contou com a interação de diversos fóruns do Sistema. “Era algo que nossos profissionais estavam exigindo de nós”, comenta o coordenador. Mas ele também ressalta o relacionamento profissional e respeitoso junto ao plenário do Confea como um ponto forte do ano. “Para 2025, espero que tenhamos avanço técnico das demandas de nossas entidades nacionais e de nossos profissionais e a continuidade do bom relacionamento com o plenário e com o presidente do Confea”, concluiu, sem deixar de enaltecer o trabalho da equipe de assessores do Confea, que fazem o trabalho analítico e operacional ao longo do ano.
Beatriz Leal
Equipe de Comunicação do Confea