Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE)

Fundação: 1941
Localização: Recife (PE)
Indicação: Câmara Especializada de Engenharia Civil do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco 

Em defesa da adoção de regras claras para o desempenho sustentável das atividades empresariais, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE) contribui para o desenvolvimento local desde 22 de novembro de 1941.

Com projetos e atividades, busca possibilitar mais capacitação técnica e em gestão para dirigentes e funcionários das quatro mil empresas associadas. Também tem a missão de zelar pela manutenção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Entre as iniciativas adotadas pela entidade, destaque para a Campanha de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que desde 1997 objetiva melhorar as condições de trabalho nos canteiros de obras do estado. A mobilização contra acidentes se dá com análises in loco das condições de segurança, com registro de irregularidades e pontos críticos que demandam correção e medidas de controle. Palestras educativas completam a campanha para conscientização de gestores, colaboradores, engenheiros e sociedade. 

Outra ação de relevância é o Movimento Vida Sustentável, cujo histórico remete a 2002, com a publicação da Resolução nº 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), relativa à política de gestão de resíduos. Para discutir formas de viabilizar métodos, práticas e soluções alinhadas aos princípios da sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural nos empreendimentos, o Sinduscon-PE deu início a uma intensa programação de debates e cursos. A iniciativa contou com a participação de empreendedores, construtores, órgãos públicos municipais e estaduais, Ministério Público, universidades e entidades de apoio, como Senai e Sebrae. 

Esse espaço de discussão técnica começou a abordar outras demandas e o raio de ação foi ampliado a partir da proposta de modernizar a indústria da construção civil, com base nos princípios da construção sustentável. Hoje o movimento engloba várias ações, além dos fóruns de diálogo, como o Seminário Pernambucano de Construção Sustentável e a Feira da Sustentabilidade na Construção.  

No segmento de exposições, o sindicato já promoveu 11 edições bienais da Feira Internacional de Materiais, Equipamentos e Serviços da Construção (Ficons). Lançado em 1998, o maior evento da construção do Norte e Nordeste reúne multinacionais, grandes indústrias nacionais, líderes regionais e pequenas empresas que buscam se apresentar ao mercado. As edições mais recentes reuniram aproximadamente 400 marcas, 200 expositores e 30 mil visitantes de 22 estados. 

Na busca pela qualidade total, o Sinduscon-PE percebeu a necessidade de estruturar o setor por meio da formação de indicadores como parâmetro para as atividades do segmento. 

Entre as medidas, estão o Custo Unitário Básico do setor construtivo e a Pesquisa de Indicadores de Velocidade de Vendas, cujo objetivo é gerar índices que permitam acompanhar o desempenho da comercialização de imóveis.  

A instituição acompanha ainda o processo de aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi). 

Mudanças de métodos construtivos, tendências e avanços tecnológicos estão na pauta do sindicato, como sinaliza o presidente da entidade, eng. civ. José Antonio Alvarez de Lucas Simón. “A indústria da construção civil vem passando nas últimas décadas por intensas mudanças, com grande enfoque na racionalização dos processos, redução de impactos ambientais e busca da qualidade das obras e serviços de engenharia entregues à sociedade. O conceito idealizado para determinados tipos de obras, como usabilidade, durabilidade e atendimento às demandas e necessidades dos seus usuários, vem sendo alvo de discussões permanentes, muitas delas promovidas pelo próprio Sinduscon-PE”.

A partir de informações colhidas nos fóruns de debate promovidos periodicamente pela entidade, como a Ficons e os encontros do Movimento Vida Sustentável, são gerados documentos e estudos, os quais são entregues aos players competentes, sejam eles públicos ou da iniciativa privada. 

Em âmbito nacional, o sindicato tem dado importante contribuição em reuniões na Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizadas em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo, como exemplifica José Simón. “Inclusive com convite de profissionais da entidade para participar como palestrantes de eventos da Câmara nas demais capitais do país, a fim de apresentar cases de sucesso do Sinduscon-PE. Entre esses cases, estão os trabalhos de atualização do Sinapi e a produção de indicadores nas áreas de mercado imobiliário”. 

A honraria do Mérito 2019 do Sistema Confea/Crea e Mútua chega como reconhecimento de toda essa atuação do sindicato. “Recebemos com grande satisfação a homenagem desta instituição, a qual enxergamos como um forte sinal de que o Sinduscon-PE segue por um caminho correto, no sentido de contribuir para o crescimento do setor construtivo e melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo”, agradece o presidente Simón.