Segunda Semana da água tem a participação do Crea-TO

Palmas, 4 de abril de 2011

A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e dos Recursos Hídricos e da Agência Tocantinense de Saneamento, e a Saneatins, reforçaram o interesse no investimento continuo de ações que visem melhorar a qualidade de vida da população por meio dos cuidados com a água e com o meio ambiente. As declarações foram dadas na cerimônia oficial de encerramento da Segunda  Semana Estadual da Água, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 29, na Estação de Tratamento de Água 006, da Saneatins.

Divaldo Rezende, secretário do Desenvolvimento Sustentável e dos Recursos Hídricos, declarou que a intenção do Governo é intensificar ações educativas que estimulem as pessoas a cuidar melhor dos recursos naturais. "A Semana é importante porque reúne ações que chamam a atenção para a questão da água. Mas é fundamental que esse cuidado com a água, e que estas reflexões, aconteçam durante todo o ano", enfatizou. Segundo o secretário, existe uma parceria com a Secretaria Estadual da Educação para inserção da temática da água na grade curricular das escolas.

Para o presidente da Saneatins, José Vicente Marino, a Semana Estadual da Água, neste segundo ano de realização, se firmou como um evento que deve continuar com o seu papel de divulgar informações a respeito dos recursos hídricos do Tocantins e a educar as pessoas para a preservação ambiental. Marino apoiou a disposição da SDSRH em promover ações de caráter continuo, e demonstrou interesse em participar, com o Governo do Estado, do projeto Produtor de Água, promovido pela Agência Nacional de Águas - ANA.

Aldo Azevedo, diretor de Recursos Hídricos da Secretaria, explicou que o Produtor de Água é um projeto desenvolvido pela ANA que visa estimular a política de pagamento por serviços ambientais voltados à proteção hídrica. Por meio desse Projeto, proprietários que possuem área com rios ou lagos, seriam beneficiados até financeiramente para protegerem o ambiente hídrico e o entorno, com a finalidade de produzirem água de boa qualidade, afirmou.

Desempenho
A 2ª Semana Estadual da Água atingiu um público aproximado de 37.600 pessoas, sendo 15 mil da Caravana das Águas; 22 mil das atividades promovidas pelas Diretorias Regionais de Ensino da SEDUC e pelos escritórios regionais da Naturatins e da Ruraltins; e 2.600 pessoas das atividades promovidas em Palmas, dentre elas, o Seminário "Proteger a Água é Preservar a Vida varias , visitas ao barco Nêgo Dágua, inauguração da PCD Meteorológicos, recuperação da APP do Córrego Sussuapara e a Hora do Planeta.

Dentre os pontos altos da Semana, Aldo Azevedo diretor da SDSRH, destacou a leitura do decreto que instituiu os Comitês de Bacia do Rio Formoso e do Manoel Alves. Este decretou sinalizou a intenção do Governo em seguir o que diz a Lei Estadual dos Recursos Hídricos, que é ter uma gestão participativa e descentralizada, declarou. Segundo Azevedo, os Comitês são fóruns populares que, com a participação das comunidades do entorno, poderão gerenciar melhor os conflitos que podem surgir em decorrência das utilizações dos recursos hídricos de cada bacia.

Parcerias
Na ocasião o presidente da Saneatins, José Vicente Marino, falou da importância da formação de parcerias para o desenvolvimento das ações e os cuidados que se deve para a preservação de nossos mananciais, agradeceu nominalmente os o gestores das Instituições colaboradoras, entre elas o Crea-TO. A presidente do Crea, engenheira civil Roberta Castro esteve representada pelo coordenador estadual de fiscalização Osmar Pinheiro.

Ascom/Crea-TO
Fonte: Secom-TO