São Paulo vai discutir a Energia Nuclear

São Paulo, 06 de maio de 2011.

A cidade de São Paulo vai sediar, entre os dias 25 e 26 deste mês, a Conferência Internacional “Energia Nuclear”. Faz parte da 41ª Semana de Engenharia da FAAP

A expansão da construção de reatores nucleares leva a uma reavaliação dos aspectos tecnológicos, econômicos, regulatórios, sociais e ambientais deste setor, no Brasil e no mundo. Por isso a Conferência Internacional, que será realizada em São Paulo nos dias 25 e 26 deste mês é extremamente importante.

O Brasil possui 2 reatores nucleares (Angra 1 e Angra 2), que representam 1,4% da oferta interna de energia primária em 2009. Fotos acima e detalhe abaixo.

Em 2008, existiam no mundo 431 reatores nucleares em funcionamento distribuídos em 32 países, representando 367 GWe.

A necessidade de aumento do fornecimento de energia no mundo, associada às preocupações com as mudanças climáticas e o custo de geração de energia, levaram a proposta de um “Renascimento nuclear” após 20 anos de estagnação.

A Conferência Internacional tem o propósito de discutir o status atual da energia nuclear para a produção de energia no mundo e no Brasil, e as perspectivas reais desse ´renascimento nuclear´.

A energia nuclear é uma das energias mais potentes que existem. Com um quilo de urânio radioativo, seria possível dar energia à cidade de Nova Iorque durante um mês.

Por outro lado, a energia nuclear é também muito perigosa e tem muitas contrapartidas. Ela origina resíduos radioativos perigosos e de difícil armazenamento.

Podem ocorrer acidentes nucleares, como o de Chernobyl (Ucrânia) e, mais recentemente, o de Fukushima (Japão) que podem se transformar em catástrofes continentais, prejudicando o ambiente e a saúde humana.

Data: 25 e 26 de maio de 2011
Local: Centro de Convenções da Fundação Armando Álvares Penteado  FAAP
Uma visita técnica à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto está programada para os dias 23 e 24 de maio.
 
Fonte: Ascom Crea-SP