Salas e Centro de Eventos de novo edifício do Crea recebem nomes de profissionais

Goiânia, 27 de novembro de 2020.

A diretoria do Crea-GO aprovou a atribuição de nomes de profissionais do Sistema Confea/Crea ao novo prédio do Conselho – batizado com o nome do Eng. Minas, Metal. e Civ. Irineu Borges do Nascimento – e às suas quatro salas de reuniões e seu Centro de Eventos. A atribuição de nomes às instalações facilita a individualização e a identificação dos ambientes, além de prestar uma justa homenagem a lideranças profissionais.

Participaram do descerramento das placas, além dos homenageados e familiares, o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida; o presidente eleito do Conselho goiano, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira; o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger; o presidente do Crea-SE, Eng. Agr. Arício Resende; e a presidente do Crea-DF, Eng. Civ. Fátima Có.

Arício Resende (E), Joel Krüger, Francisco Almeida (C), Fátima Có e Lamartine Moreira descerram a placa do Centro de Eventos

A primeira das salas destinadas a abrigar reuniões do Colegiado, nº 227, foi batizada Eng. Civ. Luiz Soares de Queiroz e representa a modalidade Civil. Luiz Queiroz nasceu em 13/04/1947. Formou-se em 1971 em Engenharia Civil e possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Foi engenheiro de campo do DNER, empresário da construção civil com dezenas de obras públicas e privadas realizadas; presidente do Clube de Engenharia, conselheiro do Crea por dois mandatos como efetivo e dois como suplente; e diretor financeiro da Mútua-GO, tendo sido eleito como diretor geral da Caixa de Assistência para o triênio 2021/2023.

“É a primeira grande homenagem que eu recebo em 70 anos de vida profissional. Ninguém constrói uma história sozinho, sempre encontramos grandes amigos pelo caminho. Isso descreve minha vida. Por isso recebo feliz esta importantíssima homenagem”, destacou o engenheiro.

A segunda sala, nº 228, que representa a modalidade Elétrica, recebeu o nome do Eng. Eletric. Júlio César Costa, nascido em 29/01/1944. Ex-presidente do Crea, o engenheiro também  foi diretor técnico do DAE; secretário de governo da Prefeitura de Goiânia; secretário executivo do Grupo Metro de Goiânia; presidente da Saneago; presidente do DERMU/COMPAV; diretor da Celg S.A.; superintendente de Assuntos Metropolitanos; e conselheiro do Crea-GO por dois mandatos como efetivo.

Júlio César agradeceu à diretoria do Crea-GO pela homenagem. “Para mim, foi de grande importância ser agraciado como conselheiro e presidente que fui. Isso representa um reconhecimento da classe pelo trabalho que desenvolvi junto ao Conselho”, frisou.

Já a terceira sala, nº 229, representa a modalidade Industrial e foi nomeada em homenagem ao Geólogo Wanderlino Teixeira de Carvalho, que nasceu em 28/02/1943. É formado pela UNB, possui pós-graduação em Geologia pela Unicamp, além de especialização em Eng. de Segurança do Trabalho. Foi diretor técnico da METAGO; presidente da AGR; presidente da ABER; diretor do Senge; ganhou o prémio Martelo de Prata pela Sociedade Brasileira de Geologia; foi conselheiro do Crea por oito mandatos; conselheiro federal por um mandato; e presidente do Crea de agosto a dezembro de 2017.

O Geólogo Wanderlino ressaltou: “Esta foi a mais importante homenagem que recebi em minha profissão, e foram muitas. Meu nome ficará eterno no Crea-GO. Fui conselheiro por oito mandatos, desde 1976. Termino meu mandato final neste ano e agradeço muito à diretoria do Crea pela homenagem”.

A última sala, nº 230, que representa a modalidade da Agronomia, recebeu o nome do Eng. Agr. Anatoly Kravchenko. Nascido em 20/07/1940, é formado pela UFG e possui quatro cursos de pós-graduação, incluindo um mestrado; professor da UFG, possui diversos trabalhos publicados; também recebeu a Medalha do Mérito do Sistema Confea/Crea; diploma de honra ao mérito pela Câmara Municipal de Goiânia. Foi um dos fundadores do Crea-GO, exerceu a vice-presidência do Conselho goiano no primeiro mandato e foi conselheiro do Crea por 10 mandatos.

Um dos fundadores do Crea-GO, eng. agr. Anatoly Kravchenko (E) descerra a placa junto do presidente do Confea, Joel Krüger

“Fico muito satisfeito que vocês julgaram meu trabalho merecedor desta homenagem. Mas eu fico ainda mais satisfeito em saber que consegui ajudar a criar o Conselho, na década de 1960. Trabalhamos muito. Ficamos 28 anos aqui dentro, propagamos a missão do Conselho. Começamos do zero e hoje vemos como está grande o nosso Crea. Estou honrado e muito feliz de ter recebido essa homenagem em vida”, comentou o ex-presidente.

Já o Centro de Eventos recebeu o nome do atual presidente, Eng. Francisco Almeida, nascido em 30/09/1958 e formado pela UFG em 1980. Francisco Almeida possui título de Cidadão Goianiense; título de Cidadão Goiano; foi chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Planejamento do Estado de Goiás; presidente da Caesgo; presidente da Agência Municipal de Obras da Prefeitura de Goiânia; conselheiro do Crea por dois mandatos; vice-presidente do Senge; presidente da Aeago; diretor geral da Mútua-GO; e presidente do Regional goiano por quatro mandatos.

Para Francisco, emprestar o seu nome para o Centro de Eventos do Crea significa “um reconhecimento. Aprovaram o meu nome na diretoria sem que eu soubesse. Durante quase seis anos, foram mais de 30 mil profissionais participando de cursos e eventos de aprimoramento técnico na sede do Crea. Agora, nós temos o espaço ideal para recebê-los e fico muito honrado que ele leve meu nome”.


Assessoria de Comunicação do Crea-GO