Regimento do CREAjr-SC é aprovado pelo plenário

Próximo passo é divulgar o Programa junto às instituições de ensino da área tecnológica do estado buscando adesão dos estudantes

Florianópolis, 22 de março de 2011.

Foi aprovado na última reunião plenária do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, no dia 18.03, o Regimento Interno do CREAjr-SC. O programa vem sendo estudado e discutido desde o final de 2009 e sua instituição foi aprovada em dezembro de 2010. Desde então, a Assessoria de Capacitação Profissional e o Grupo Técnico, constituído pelo Presidente do CREA-SC em 05.01.2011, vem trabalhando na elaboração e aprovação do Regimento Interno que define, entre outras questões, a caracterização, abrangência, natureza e objetivos do órgão, além da forma de composição, organização e competências.

O propósito é promover a interrelação participativa entre o Conselho e os estudantes de cursos de graduação e de nível técnico fiscalizados pelo Sistema Confea/Crea, destacando a importância das profissões envolvidas e a inserção profissional na defesa e no desenvolvimento da sociedade. O Assessor de Capacitação Profissional, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann explica que o objetivo maior é buscar o envolvimento e a participação dos estudantes nas ações, atividades e projetos que propiciem um maior conhecimento sobre as atividades e legislação do Sistema Confea/Crea.

Segundo Ari, o CREAjr-SC será organizado em duas instâncias de atuação que são a Comissão Acadêmica Estadual (CAE) e as Comissões Acadêmicas Regionais (CAR). A CAE é a instância superior composta por um representante de cada uma das Comissões Acadêmicas Regionais. Cada CAR é composta por todos os membros dirigentes das modalidades acadêmicas das Instituições de Ensino presentes na região geográfica da respectiva Inspetoria Regional do CREA-SC.

“Nosso próximo passo será definir as estratégias de divulgação para levar o programa ao conhecimento das instituições de ensino, dos cursos e, sobretudo, dos estudantes”, esclarece. Inicialmente será realizado um mapeamento das instituições e dos cursos da área tecnológica por inspetorias regionais para implantar um projeto piloto nas seis macrorregiões do Estado: Grande Florianópolis, Sul, Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Planalto Norte e Oeste. “Queremos orientar e esclarecer sobre os objetivos, propostas e metas do programa buscando uma adesão significativa para, posteriormente, escolhermos os representantes acadêmicos regionais”, finaliza.

OBJETIVOS DO CREAjr

- aproximar os estudantes das áreas abrangidas pelo Sistema CONFEA/CREA da atuação profissional;
- viabilizar a participação dos estudantes no desenvolvimento de ações que incentivem os futuros profissionais à prática do exercício profissional responsável;
- realizar ações que promovam o conhecimento, por parte do estudante, da legislação e temas profissionais;
- promover a formação de novas lideranças;
- dar conhecimento aos estudantes da importância da sua participação nas Entidades de Classe como futuros profissionais;
- colaborar com a formação do estudante, para sensibilizá-lo quanto ao papel do futuro profissional junto ao meio ambiente e à sociedade.

Acesse aqui a íntegra do Regimento Interno do CREAjr-SC

Fonte: Crea-SC