Plenário do Confea aprova realização da Soea Connect em setembro

Brasília, 26 de março de 2021.

 

Aprovada pelo plenário do Confea, a Soea Connect – versão virtual do evento de maior projeção do Sistema Confea/Crea, a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia –, será realizada de 15 a 17 de setembro próximo. A decisão foi tomada logo no início da Sessão Plenária 1.562, do Confea,  na manhã de sexta-feira (26/03) com os trabalhos abertos pelo vice-presidente da instituição, o eng. civ. João Carlos Pimenta, substituindo o presidente da Casa, eng. civ. Joel Krüger, que participava de uma reunião da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (FMOI).

A deliberação foi apresentada pelo eng. eletric. Daniel Sobrinho, que coordena a Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) e saudada como um divisor de águas nos votos apresentados e que, por unanimidade, aprovaram a realização da Soea Connect. Entre os argumentos apresentados em defesa da deliberação que trata da realização da Soea Connect, os integrantes da Cais afirmam que a decisão levou em conta “as incertezas relacionadas ao futuro à vista da pandemia do Coronavírus”.

Inovação no evento mais tradicional do Sistema

Com espaço aberto para apresentar o projeto ao plenário, Silvia Girardi, secretária executiva da Comissão Organizadora Nacional da Soea (Consoea), disse que a versão virtual vai reproduzir o formato do evento presencial. “Manteremos as mesmas características do evento presencial e, para isso, teremos uma plataforma com ambientes interativos em 3D. “A plataforma está sendo construída considerando uma estrutura que comporte as necessidades do evento”. Reunindo anualmente cerca de 3.500 participantes, a versão virtual da Semana “alcançará um público bem maior”, destacou Silvia, durante a sua apresentação: “podemos chegar a qualquer lugar do mundo”. 

Segundo ela, para participar, depois de preencher um formulário que estará disponível, o público terá acesso a menus navegáveis e interativos, contendo a programação, o mapa do evento e os ambientes onde as atividades serão realizadas: “as salas/ambientes poderão ser acessadas”. A secretária executiva da Consoea adiantou que a partir de um estúdio no Crea-GO, as palestras poderão ser transmitidas em tempo real do estúdio, da casa do palestrante ou poderão ser gravadas.  

Silvia informou que “da cerimônia de abertura, marcada pela entrega da Medalha do Mérito, ao Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), incorporado à programação da Soea, tudo será transmitido virtualmente”. "Tanto os trabalhos do Contecc quanto o vídeo e o livro relacionados às honrarias entregues pelo Sistema estarão expostos em galerias", completou. 

Mais que um relatório quantitativo, Silvia pretende apresentar um relatório qualitativo ao fim da realização da Soea Connect: “o perfil dos participantes, os assuntos mais comentados serão itens desse relatório”, adiantou. Destacando que a 77ª Soea seria realizada presencialmente em Goiânia (GO), em 2020, a deliberação da Cais mantém o Crea-GO como anfitrião do evento, inicialmente marcado para 2022.

Plenária virtual entre os cuidados com a pandemia

Os trabalhos foram acompanhados pelo coordenador do Colégio de Presidentes (CP), eng. civ. Afonso Lins Júnior; eng. civ. Fernando Dacal, diretor interino da Mútua, caixa de assistência dos Profissionais do Crea;  Rafael Odebrecht, e Lucas Cavalcante, respectivamente coordenadores nacionais das Câmaras de Agronomia e de Agrimensura; e Marco Aurélio Braga, que coordena o Colégio de Entidades Nacionais (Cden).

Ainda pela manhã, a Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), coordenada pelo eng. eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha, apresentou e teve aprovados cinco processos, como os que tratavam de reconhecer e conceder registro a diplomados no exterior e outro, também nesse sentido, mas vinculado ao acordo reciprocidade firmado entre Confea e Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP). 

Sob coordenação do conselheiro eng. de minas Renan Azevedo,  a Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) também teve aprovadas as suas deliberações em torno de infrações à alínea ''a'' do art. 6° ao art. 55 da Lei n° 5.194, de 24 dezembro de 1966, e ao art. 6º, alínea a, da Lei nº 5.194/1966. 

Com o alerta de que as datas podem ser alteradas em função da pandemia do novo coronavírus, o plenário também aprovou as deliberações do Conselho Diretor que tratam da participação do Confea em eventos por meio da montagem de estandes. Devido à pandemia que levou o Confea a decidir pelo trabalho remoto de seus funcionários  e por realizar reuniões somente virtuais, a plenária foi realizada por videoconferência. Além do presidente Joel Krüger, que assumiu a coordenação dos trabalhos por volta das 10h30,  apenas três assistentes diretos estavam presentes no plenário do Confea.

Ciência brasileira

Presidente Joel parabenizando os cientistas

Antes de encerrar a sessão, o presidente Joel aproveitou para homenagear a ciência brasileira. “É com muita alegria que gostaria de registrar duas tecnologias nacionais de vacinas de covid-19, a da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e a do Instituto Butantan. É a ciência brasileira em um curto espaço de tempo, provável que no segundo semestre, disponibilizando uma vacina totalmente nacional. Registro meus parabéns a todos os cientistas”, comemorou o presidente, após nomear os profissionais e conselheiros que têm sofrido com a doença, além de se solidarizar com os mais de 300 mil mortos pela doença. 

Para continuar dando uma resposta mais ágil, os conselheiros optaram por tratar dos impactos da pandemia nas atividades da Engenharia, Agronomia e Geociências, com as estruturas já existentes no Confea, nos Creas e na Mútua, “mantendo a agilidade e celeridade que têm sido marca no tratamento de propostas e encaminhamentos relativos à pandemia”.



Maria Helena de Carvalho e Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea