Necessidade de unidade de ação é ressaltada durante 5º Enat

Brasília, 5 de dezembro de 2023.

Encerrando a agenda dos encontros técnicos operacionais do Sistema, em que o Confea reúne as áreas finalísticas do Confea e dos Creas para que troquem experiências e padronizem procedimentos, a quinta edição do Encontro Nacional de Atendimento do Sistema Confea/Crea e Mútua iniciou-se nesta terça-feira (5/12) com exposições sobre a importância dos dados para a tomada de decisões.

Vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit

Antecedendo as palestras, o vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, pontuou a necessidade que o Sistema tem em conquistar a unicidade de ações. “É a qualificação com excelência. Vocês são a porta de entrada para os profissionais e por vezes para a sociedade no sentido de esclarecer. Então, entendemos como um dos pontos mais importantes em todas as ações. Tem a ver com a nossa missão, que é a defesa da sociedade. É lá que a gente se comunica com a sociedade. Daí a importância de, compartilhando essas experiências, com essa compilação, trazendo as dificuldades, a gente poder estar sempre melhorando e entregando excelência. Essa é umas das áreas que a gente vê maior entrega, vemos o brilho no olho do profissional quando ele é respeitado”, ponderou Nicoleit.

Conselheiro federal e diretor administrativo eng. agr. Cândido Carnaúba

O conselheiro federal e diretor administrativo eng. agr. Cândido Carnaúba ressaltou que o objetivo do encontro é a padronização do Sistema. “O que vejo aqui é a comissão de frente do Sistema, são vocês, o atendimento. A padronização vai facilitar muito mais o trabalho. Mas tão importante quanto as palestras que aqui serão ministradas é a interação de vocês. Às vezes um colega tem a solução para o problema do outro”, pontuou.

 Chefe de Gabinete, eng. agr. Luiz Antonio Rossafa

“Este é um Sistema, tem que ter voz única, procedimento único”, adicionou o chefe de Gabinete, eng. agr. Luiz Antonio Rossafa. “Quando houver uma resolução nova, tem que ter o passo a passo da resolução, assim já evitamos algumas vírgulas que podem ser suprimidas e já adicionamos alguns pontos necessários. Isso vai impactar diretamente na qualidade do serviço, vai imprimir qualidade na imagem do sistema profissional, no imaginário do profissional, que ele entenda o quanto nós nos preocupamos em fazer bem feito o nosso serviço”.

Geol. Silvia Aida

Após explicar um pouco sobre o papel da Superintendência de Integração do Sistema e das gerências que abarca, a superintendente geol. Silvia Aida sinalizou: “quem está presente aqui hoje representa o coração do Sistema Confea/Crea e Mútua”, e continuou: “Nós aqui no Confea não trabalhamos com atendimento direto ao público. Nós temos a aprender muito mais com vocês do que o contrário”. Depois, mencionou as consultas públicas por que passam os normativos do Confea quando estão em fase de elaboração e conclamou os presentes a participarem. “Como vocês lidam com o público, vocês conhecem as necessidades dos profissionais”.

Superintendente de Estratégia e Gestão, Renato Barros

O superintendente de Estratégia e Gestão, Renato Barros, explicou que o 5º Enat faz parte de um programa de encontros técnicos do Confea com as áreas finalísticas dos Creas. “Todos foram muito bem-sucedidos, com muitos frutos, visando à melhor prestação de serviços aos profissionais, às empresas e à sociedade como um todo”. Organizador do evento, o assessor Alexandre Borsato agradeceu a presença de todos. “Vimos trabalhando com bastante afinco para propor a vocês uma experiência bastante profícua”.

Além de participar da mesa de abertura como organizador do 5º Enat, Borsato ministrou a primeira palestra da programação, “A importância dos dados na tomada de decisão”. Na ocasião ele compartilhou diversos dados. Alguns, como ele próprio classificou, “inúteis” para tomadas de decisão, mas curiosos. Outros, mais estratégicos. Depois passou um teste para os participantes fazerem para ver se conseguiam objetivamente chegar à resposta correta.

Organizador do evento, assessor Alexandre Borsato

Após apresentar outros dados interessantes e verificar que a maioria dos presentes não tinha ido muito bem no teste, Borsato concluiu: “se não tiver uma base consistente, você não tem um banco de dados, você tem um bando de dados”. Explicou também sobre o conceito do viés da sobrevivência, que ocorre quando se guia apenas por uma parte visual da informação e se ignoram os dados faltantes.

“É necessário entender o que é um dado e como se qualifica um dado”, disse o gerente de Tecnologia da Informação, Rodrigo Borges, ao emendar a palestra de Borsato à sua, que foi a segunda do dia. Sua apresentação envolveu desde as atribuições da Gerência, à constituição da equipe, aos normativos e se encerrou nas ações coordenadas.

Entre as atribuições da GTI está a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) e da Política de Segurança da Informação (PSI). “Fazemos a PSI com base nas diretrizes do governo federal”, pontuou, após enumerar a composição do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação. Já o PDTI é construído a partir do que as unidades preveem que necessitarão em termos de solução de tecnologia para os próximos três anos.

Gerente de Tecnologia da Informação, Rodrigo Borges

Entre as ações que estão sendo conduzidas, Rodrigo atualizou os participantes quanto ao Cadastro Nacional de ARTs, um esforço que vem sendo feito desde 2017, quando o repositório começou a ser alimentado para que pudesse ser feito um modelo de fonte única de consulta partir de envio dos regionais das ARTs, com histórico que regride até 2010. Até setembro de 2023 já eram 50.854.826 ARTs reunidas no repositório. Outra ação apresentada foi o Sistema Integrado de Processos Éticos, uma proposta da Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética, que consiste numa base de dados dos profissionais penalizados e de jurisprudência que possa ser consultada por qualquer Regional.

O 5º Enat segue até esta quarta-feira (6/12), na sede do Confea, em Brasília. Na programação estão previstas palestras sobre atestado digital online, chatbot, jornadas do usuário e linguagem simples além de realização de dinâmica de grupos.

Beatriz Leal
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea