O papel da ABNT e as normas técnicas para as profissões

Gramado, 10 de agosto de 2023.

A primeira palestra da Querência Contecc, realizada na tarde desta quinta-feira (10), durante a 78ª Soea, abordou o tema: Normas Técnicas – Expressão Referencial do conhecimento nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências e o papel da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O assunto foi amplamente debatido pelo presidente do Conselho Deliberativo da ABNT, eng. civ. Mário William Esper, que destacou - principalmente - o ABNT-PAC (Plano de Ação Climática) e o alinhamento com as estratégias ISO e IEC.  A palestra foi moderada pelo chefe de Gabinete do Confea, eng. agr. Luiz Antônio Rossafa.

abnt.jpeg
Mário William Esper

 

Esper citou os cinco principais objetivos climáticos para normalização, que são a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), remoção de CO2, substituição de fontes poluentes por fontes limpas e renováveis como solar eólica, biomassa e hidrogênio verde, eficiência energética, estimulando novos processos e materiais com maior eficiência energética e consequente redução do consumo de energia e adaptação das tecnologias existentes.

Publico
Público presente à palestra da ABNT

 

“O mundo está em crise e com um problema muito sério de mudanças climáticas e temos que fazer alguma coisa. Para isso, a ABNT como parte desse contexto tem elaborado e adotado normas, participando como protagonista da elaboração de normas internacionais no tocante às mudanças climáticas”, afirmou o palestrante.

Presidentes do Confea e da ABNT anunciaram o convênio no estande do Programa Mulher durante a 78ª Soea, em Gramado (RS) 

 

Esper também destacou outra importante norma que não é técnica, mas uma norma de prevenção e combate à violência contra as mulheres nas empresas. "A ABNT fez uma norma definindo 11 tipos de violência e 14 critérios para se avaliar uma empresa se está legal em relação a prevenção e combate na violência contra as mulheres nas empresas que infelizmente é muito alto no Brasil", destacou.  No final da quinta-feira,  o Confea aderiu à “Certificação de boas práticas no combate à violência contra as mulheres”, desenvolvida pela ABNT em conjunto com o Instituto Nós Por Elas.

Reportagem: Suelen Viana (Crea-RO) 
Edição: Fernanda Pimentel (Confea)
Fotos: Studio Feijão e Lentilha