Comissão Eleitoral Federal promove simulação de pleito que se aproxima

Alguns dos participantes presentes à simulação do processo eleitoral virtual
Alguns dos participantes presentes à simulação do processo eleitoral virtual

Brasília, 27 de outubro de 2022.


Na próxima quinta-feira (3/11), o Sistema Confea/Crea e Mútua elege uma série de representantes, por meio da internet. Para apresentar aos candidatos a dinâmica do processo e o sistema eletrônico de votação, a Comissão Eleitoral Federal (CEF) promoveu na manhã desta quinta (27/10) uma simulação junto à empresa de auditoria responsável pelos procedimentos. Todos os processos eleitorais transcorrem das 8h às 19h, no horário de Brasília. Participaram da simulação conselheiros federais e presidentes dos Creas envolvidos nos pleitos e ainda superintendentes do Confea.

Detalhe do processo de autenticação
Detalhe do processo de autenticação


O processo eleitoral abrange os cargos de presidente do Crea-PA, em decorrência do falecimento do engenheiro civil Carlos Renato Milhomem Chaves, em junho deste ano, e ainda: diretor-administrativo da Mútua RO, devido à renúncia do cargo pela ocupante anterior; e conselheiros federais representantes do Acre (modalidade Industrial); Alagoas (grupo/modalidade Agronomia); Amapá (modalidade Elétrica); Rio de Janeiro (modalidade Engenharia Civil); Rondônia (modalidade Engenharia Civil) e Sergipe (modalidade Engenharia Elétrica).

Os cargos referentes a presidente do Pará e de diretor-administrativo da Mútua Rondônia são os únicos com mandatos diferentes de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2025, com os eleitos assumindo imediatamente após o processo eleitoral e permanecendo até 31 de dezembro de 2023, complementando o tempo previsto para os respectivos mandatos de seus antecessores.


Segundo Alexandre Rossi, da Web Voto, “cada eleitor, tendo conhecimento técnico, poderá fazer sua própria auditoria, durante o processo de encriptação”, disse, ao discorrer sobre os diversos mecanismos de segurança disponibilizados quanto ao sigilo e à inviolabilidade do voto. “É impossível saber quem votou em quem”, acrescentou, citando ainda o envio de senhas, a certificação em nuvem e o uso de Token (ICP-BR) como instrumentos de certificação digital utilizados. “É tudo com transparência do que for possível mostrar, gerando evidências de tudo o que for possível”, descreve.

Confira algumas informações adicionais sobre o processo eleitoral:

•    A eleição será feita por meio do website votaconfea.com.br;
•    Antes da eleição, será possível alterar a senha provisória até o dia do pleito;
•    O prazo para a atualização cadastral foi encerrado em 21 de outubro;
•    Da cédula eleitoral eletrônica, constarão as identificações com fotos e nomes registrados dos candidatos titulares e suplentes;
•    Entre outros processos de segurança, o voto já é destinado à internet com a tecnologia de “criptografia”.

Simulação visa à aferição dos procedimentos para o pleito a ser realizado em 3 de novembro
Simulação visa à aferição dos procedimentos para o pleito a ser realizado em 3 de novembro

 

 

Confira abaixo as candidaturas deferidas.


Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea