Instalação das comissões Eleitoral e do Mérito movimenta o Confea

Brasília, 25 de janeiro de 2024.

A instalação da Comissão Eleitoral Federal (CEF) e da Comissão do Mérito (CME) justificou a suspensão da plenária 1.663 na manhã desta quarta-feira (25/1). Oportunidade para sabermos um pouco mais da expectativa de funcionamento de ambas com os conselheiros. A primeira contará com a condução do engenheiro civil Neemias Barbosa e do engenheiro eletricista Sérgio Maurício (coordenador adjunto), enquanto a CME será coordenada pelo eng. agr. Luiz Lucchesi, tendo o também engenheiro agrônomo Cândido Carnaúba como coordenador adjunto.

Titulares e suplentes da CEF em 2024
Titulares e suplentes da CEF em 2024


Chamadas de comissões especiais, ao lado da Comissão Organizadora Nacional da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (ConSoea), a Comissão Eleitoral e a Comissão do Mérito atuam, respectivamente, para promover o processo eleitoral anual de renovação do Terço de representação do plenário do Confea (e este ano da eleição da Diretoria Executiva da Mútua – Caixa de Assistência aos Profissionais dos Creas) e para conduzir a homenagem aos profissionais, empresas, entidades e instituições de ensino de destaque no Sistema, em cerimônia realizada durante a Soea.

Comissão Eleitoral Federal – CEF “Convocar a eleição em âmbito nacional; julgar requerimento de registro de candidatura a Conselheiro Federal representante das instituições de ensino superior e a Presidência do Confea; julgar recursos contra decisões da CER; atuar em âmbito nacional como órgão decisório, deliberativo, disciplinador, coordenador, consultivo e fiscalizador do processo eleitoral, podendo intervir nas Comissões Eleitorais Regionais, a qualquer tempo, de modo a assegurar a legitimidade e a moralidade do processo eleitoral”.

Comissão do Mérito – CME “Tem por finalidade apreciar as indicações de nomes de profissionais, de instituições de ensino, de entidades de classe e de pessoas físicas ou jurídicas que, por terem contribuído para a valorização e a regulamentação das profissões inseridas no Sistema Confea/Crea e Mútua ou para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, façam jus à homenagem em conformidade com os procedimentos estabelecidos em normativo específico”.

Avanços da Eleitoral
Para o coordenador Neemias Barbosa, além dos pleitos deste ano, a CEF acompanhará as diligências do Conselho em torno da federalização do plenário, junto ao Congresso Nacional. “Dessa forma, teríamos certamente um processo ainda mais participativo. Vamos nos preocupar com isso, mas também com a importância da divulgação, para trazer ainda mais profissionais ao pleito. Isso será algo natural, decorrente de uma gestão voltada para o profissional, pois assim ele se verá prestigiado e participará organicamente do processo eleitoral”.

Conselheiro federal Neemias Barbosa estará à frente da Comissão Eleitoral Federal
Conselheiro federal Neemias Barbosa estará à frente da Comissão Eleitoral Federal



Integrante da CEF no ano passado, além da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) e do Conselho Diretor, Neemias considera ainda que o processo eleitoral virtual que vem sendo desenvolvido nos últimos pleitos está consolidado. “O processo online é um sucesso. Precisamos seguir com esse modelo que já representou um aumento muito grande na participação dos profissionais de todo o país, sem qualquer judicialização. O profissional tem um ganho de tempo muito grande, é um processo tranquilo que certamente contará com ainda mais participação de todos”.

Comissão Eleitoral Federal - CEF
Coordenador: eng. civ. Neemias Machado Barbosa
Eng. eletric. Sérgio Maurício Mendonça Cardoso 
Eng. civ. Carmen Lúcia Petraglia
Eng. prod. Daniel Robles
Eng. civ. Ana Adalgisa

Suplentes
1º – eng. agr. Cândido Carnaúba Mota
2º – eng. mec. Aysson Rosas Filho
3º – eng. eletric. Marcos Drago
4º – eng. agr. Francisco Lira
5º – eng. ftal. Nielsen Christianni


Ele chama atenção para a escolha da Diretoria Executiva da Mútua com dois profissionais indicados pelo Colégio de Presidentes e três pelo plenário. “Eles serão escolhidos de forma convencional, com cédulas e urnas, por serem colegiados com poucos membros”. Também responsável pela coordenação da Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp) este ano, Neemias acredita que sua experiência como supervisor e outros cargos junto ao Crea-RO poderá contribuir para o desempenho da Comissão, que contará mais uma vez com a assistência de Talita Machado.

Coordenador adjunto Sérgio Maurício e coordenador da CEF
Coordenador adjunto Sérgio Maurício e coordenador da CEF



Coordenador adjunto da CEF, o conselheiro federal Sérgio Maurício considera que a definição da data da votação dos novos conselheiros será o principal objetivo da primeira reunião ordinária da comissão, em fevereiro. Com experiência na própria CEF e ainda na Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) da qual foi coordenador adjunto no ano passado e hoje a coordena, ele diz que “a CEF tem as melhores perspectivas para 2024, temos um grupo coeso que estará já na sua primeira reunião definindo a data da eleição dos 5 estados e das instituições de ensino superior da Agronomia e realizando em maio o pleito da Mútua”.  

Conselheira Carmen Petraglia integra a Comissão Eleitoral Federal em 2024
Conselheira Carmen Petraglia integra a Comissão Eleitoral Federal em 2024



“A eleição da Mútua será em 28 e 29 de maio, é um trabalho importante, de grande relevância para os rumos do Sistema. Então, são duas eleições importantes, em que ocasionalmente teremos que desenvolver ações fora da sede”, ressalta a conselheira eng. civ. Carmen Petraglia. Participando ainda da Conp e representando o plenário no Programa Mulher, ela considera que “o êxito da CEF proporciona transparência e credibilidade ao Sistema”. 

CME 2024
Integrantes da Comissão do Mérito em 2024


Referências e inspirações na CME
O desempenho da Comissão do Mérito no ano passado referenciará o trabalho deste ano. Segundo o coordenador adjunto, Cândido Carnaúba, “a experiência do ano passado vai ajudar muito. Foram criados parâmetros para evitar injustiças, valorizando a experiência dos profissionais no Sistema, e agora contamos com o Lucchesi, o ex-chanceler, Mário Cavalcanti, o ex-presidente Joel Krüger e o conselheiro Domingos Sahib Neto para, juntos, melhorar ainda mais”. 


Queremos que o reconhecimento do Mérito inspire os profissionais a darem o melhor de si para o Sistema, buscando valorizar os profissionais em seu ambiente de trabalho. Chanceler do Mérito, eng. agr. Luiz Lucchesi

Coordenador adjunto da Comissão do Mérito, eng. agr. Cândido Carnaúba
Coordenador adjunto da Comissão do Mérito, eng. agr. Cândido Carnaúba

Integrante da CME e coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema – Cais, no ano passado, ele assevera que é necessário que os regionais “mandem informações corretas, com documentação completa e atualizada. O Crea não pode achar que vamos entrar na internet para ver o currículo dos profissionais”. 
 

Chanceler do Mérito, eng. agr. Luiz Lucchesi
Chanceler do Mérito, eng. agr. Luiz Lucchesi

“É preciso ter a instrução correta, marcando o envio das propostas com a história de vida dos profissionais, registrada com rigor. Acredito que até 11 de março é um prazo razoável para que todos enviem essas informações corretamente com todas as indicações junto às instituições de ensino, empresas e entidades de classe”, ressalta o coordenador Luiz Luchesi, ao destacar o trabalho desenvolvido pela assistente Neuzi Lima, há 18 anos assessorando a Comissão. “Queremos que o reconhecimento do Mérito inspire os profissionais a darem o melhor de si para o Sistema, buscando valorizar os profissionais em seu ambiente de trabalho”.
 

Comissão do Mérito - CME
Coordenador: eng. agr. Luiz Lucchesi
Eng. civ. Domingos Sahib Neto
Eng. agr. Cândido Carnaúba Mota
Geól. Mário Cavalcanti
Eng. civ. Joel Krüger

A experiência como coordenador da Ceap nos últimos cinco anos será utilizada pelo coordenador Lucchesi. “Aprendi muito e espero contribuir, ao lado de todo esse capital de conhecimento da CME, mas também desejo receber sugestões para aprimorar sua atuação e buscar alcançar o objetivo maior, de promover o devido reconhecimento aos profissionais e empresas que atuem em favor da sociedade”.

Conselheiro Domingos Sahib Neto, na CME
Conselheiro Domingos Sahib Neto, na CME


“Precisamos valorizar, reconhecer devidamente os profissionais, entidades e empresas, que atuam de fato em favor do desenvolvimento profissional e da sociedade”, comenta o conselheiro federal eng. civ. Domingos Sahib Neto. “Acredito que teremos condições de desenvolver um brilhante trabalho em favor do reconhecimento devido aos profissionais nesta 79ª Soea de Salvador”, descreve o ex-chanceler Mário Cavalcanti.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Yago Brito/Confea