Secretária do Meio Ambiente do RS apresenta programa de sustentabilidade

Goiânia, 7 de outubro de 2022.

A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, eng. ftal. Marjorie Kauffmann, apresentou, durante a programação da 77ª Soea, realizada presencialmente em Goiânia, de 4 a 6 de outubro, o Programa Avançar na Sustentabilidade, aplicado pelo governo do estado gaúcho.

Eng. ftal. Marjorie Kauffmann

“Houve um investimento vultuoso de R$ 193,2 milhões na pasta, em 2022, e, quando vemos o governo aplicar um valor do cofre público, acredito que é também uma resposta para a população da importância desse tema. Isso dá motivação, inclusive para quem trabalha com a pauta ambiental”, destacou Marjorie, reforçando que essa é a maior soma de recurso já disponibilizada para sustentabilidade em 20 anos.

Profissional compartilhou boas práticas do Programa Avançar na Sustentabilidade do Rio Grande do Sul

Segundo Kauffmann, a contextualização do bom andamento da pauta no estado em parte se deve à desburocratização, que passa pela sanção, em 2020, do novo Código Estadual do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul, cujos principais eixos abrangem clima, energia, água e parques. “São temas importantes para o meio ambiente, mas que sobretudo contribuem para o desenvolvimento do nosso estado”.

Moderador da sala foi o eng. ftal. Antônio José Figueiredo Moreira, coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal

 

 

Em relação ao clima, que recebeu o maior aporte financeiro, foram investidos R$ 115,3 milhões, aplicados em estações de monitoramento, qualidade do ar, balanço dos gases do feito estufa, inventário de emissões e plano de transição energética, pagamentos por serviços ambientais e biodigestores.

A presidente do Crea-RS, eng. amb. Nanci Walter, estava na plateia

A secretária finalizou sua apresentação destacando o que acredita ser necessário para o avanço da sustentabilidade. “É preciso ter o olhar voltado para a preservação e recuperação do patrimônio ambiental, fomentar as energias limpas, fortalecer o desenvolvimento sustentável, adotar boas práticas para combater o avanço e os impactos das mudanças climáticas e melhorar a qualidade de vida da população”.

Confira a cobertura da TV Confea

Reportagem: Janaína Laurindo (Crea-SC)
Edição: Beatriz Craveiro (Confea) Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 77ª Soea
Fotos: Juliana Nogueira Fotografia