Semana da Engenharia abre espaço para discussão sobre economia verde

Goiânia (GO), 5 de outubro de 2022.

A sustentabilidade está na pauta da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que reúne em Goiânia (GO) quase quatro mil profissionais da área tecnológica. No segundo dia de programação, um dos temas em destaque foi “Economia Verde” abordado pelo CEO da Bravo Motor Company, Eduardo Javier Munoz.


“A economia verde é mais que política ambiental ou climática. Trata-se da geração expressiva e sustentável de postos de trabalho e de crescimento econômico em convergência com as políticas ambientais e de clima”, afirma o palestrante, ao destacar a importância de discutir o tema junto aos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências.


De acordo com Eduardo Javier, as Engenharias possuem um grande peso nesse processo de transformação que consiste, principalmente na eliminação de gás carbônico a partir de mudanças comportamentais e de infraestrutura, bem como na forma como se gera e administra energia. “As mudanças serão transformadoras e os desafios para que a economia verde avance também são muitos. Aplicar uma economia sustentável em um mercado capitalista não é tarefa fácil”, avalia ele.


Para Eduardo Javier, a transição para uma economia verde é passo fundamental para alcançar o desenvolvimento sustentável. Ele ressalta que o caminho está repleto de oportunidades para muitas profissões, a exemplo da Engenharia. “As empresas, que lideram o processo de economia verde, demandarão profissionais nas áreas de energia elétrica, construção e integração de estruturas sustentáveis, de veículos elétricos. Todos ganham com essa transformação, que busca instituir novos vetores de crescimento econômico, novas fontes de empregabilidade e soluções consistentes para a melhoria da qualidade ambiental”, disse o palestrante.

Reportagem: Íris Valéria (Crea-SE)
Edição: Julianna Curado (Confea) Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 77ª Soea
Fotos: Juliana Nogueira Fotografia/Confea