As representações internacionais do Sistema Confea/Crea correspondem à atividades de articulação entre o Confea e organizações internacionais representativas das áreas da engenharia, da agronomia e das geociências, com objetivo de promover a atualização dos conhecimentos técnico-científicos e o intercâmbio de informações; além de fomentar a inserção internacional da engenharia brasileira no cenário internacional.
Representações internacionais
- Comissão de Agrimensura, Agronomia, Arquitetura Geologia e Engenharia para o Mercosul (Ciam)
O Confea integra a Comissão de Agrimensura, Agronomia, Arquitetura, Geologia e Engenharia para o Mercosul – CIAM desde 1993. O grupo tem como objetivo harmonizar as condições de exercício profissional, compatibilizando a legislação dos países membros com vista a viabilizar a livre circulação de profissionais, serviços e empresas garantindo o eficaz controle sobre a responsabilidade técnica no âmbito regional. As metas do grupo são:
1 - Reciprocidade nas condições do Exercício Profissional nos quatro países.
2- Normas ágeis acordadas para o credenciamento de títulos inscritos nos colégios, conselhos e outras instituições que tenham delegação para o registro e a fiscalização do exercício profissional e ético.
3 - Fiscalização integral, permanente e eficaz.
Em 2015 os trabalhos foram concluídos, mediante a entrega oficial aos Governos dos países integrantes (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) de toda a documentação elaborada ao longo dos mais de vinte anos de trabalhos da Ciam.
- Confederação Pan-Americana de Engenharia Mecânica, Elétrica e Ramos Afins (Copimera)
Fundada em 1991, a Copimera promove o debate construtivo com espírito crítico, a fim de deixar um legado importante para as gerações atuais, visando aos seguintes objetivos:
• Estabelecer e fortalecer redes de profissionais e especialistas em temas de interesse internacional, relacionados a indústrias mecânica, elétrica, industrial, eletrônica, de telecomunicações, informática, química, petrolífera e conexa; atualizando e compartilhando conhecimentos e experiências.
• Promover o espírito empreendedor entre os engenheiros pan-americanos para a geração de negócios internacionais, em áreas como consultoria, comércio e indústria visando melhorar a qualidade de vida.
• Promover a melhoria individual, o desenvolvimento integral e a conversão de seus engenheiros em líderes que promovam a transformação do país.
• Colaborar com a integração dos setores profissional, acadêmico, público e privado em cada um dos países de modo que, por meio de um esforço conjunto e de um pensamento estratégico, possam ser tomadas medidas positivas para o desenvolvimento socioeconômico.
• Gerar diretrizes para políticas públicas com vistas à criação de condições responsáveis para o desenvolvimento sustentável.
- Conselho das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana (CECPC)
Fundada em Lisboa em 2008, a CECPC é uma entidade sem fins lucrativos representativa dos engenheiros civis membros das associações, sociedades, colégios, conselhos, ordens profissionais e outras organizações afins que o integram, que tem como objetivos:
• Promover o intercâmbio e o debate de questões de interesse comum entre os seus membros, nomeadamente através da realização anual do Encontro do CECPC-CICPC;
• Defender os valores éticos e deontológicos da profissão de engenheiro civil, bem como as suas características e interesses;
• Promover a formação e o reconhecimento de competências dos engenheiros civis;
• Promover a aplicação dos princípios assumidos perante a sociedade e que constam da Declaração de Lisboa, assinada em 12 de março de 2008, e nas posteriores declarações aprovadas nos encontros;
• Promover a concretização dos compromissos de cooperação e de reconhecimento profissional entre associações, conforme estabelecido na Declaração de Lisboa;
• Coordenar os meios de atuação destinados a fortalecer, promover e divulgar a engenharia civil e a profissão de engenheiro civil, bem como os seus aperfeiçoamentos;
• Representar o conjunto dos seus membros junto às organizações públicas e privadas internacionais, sem prejuízo do direito que estatutariamente assiste a cada membro da CECPC-CICPC de se fazer representar.
- Conselho Mundial de Engenheiros Civis (WCCE)
Fundado em 2006, o WCCE é uma organização não governamental internacional que tem como propósito criar e fomentar uma plataforma global de sociedades, empresas, organizações, instituições acadêmicas relacionadas à Engenharia Civil. Trata-se de um fórum que promove o intercâmbio de boas práticas profissionais, de conhecimento, de tecnologia, e de informação por todo o mundo, encaminhando as necessidades e preocupações dos profissionais. Entre os temas destacados estão o desenvolvimento sustentável, a prevenção da corrupção e a mobilidade internacional.
- Federação Mundial de Organizações de Engenharia (Fmoi/Wfeo)
A Fmoi/Wfeo é uma organização não governamental internacional, que representa as profissões da Engenharia mundialmente. Fundada em Paris em 1968, sob chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Federação une organizações de Engenharia de cem países e representa mais de 30 milhões de engenheiros de todo o mundo.
- Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP)
A Ordem dos Engenheiros é uma associação pública profissional, criada legalmente por meio de Decreto, representativa dos licenciados em Engenharia que exercem a profissão de engenheiro em Portugal.
A sua principal missão é contribuir para o progresso da engenharia, estimulando os esforços dos seus associados nos domínios científico, profissional e social, bem como o cumprimento das regras de ética profissional.
O Termo de Reciprocidade firmado entre o CONFEA e a OEP, em 15 de abril de 2016, permite aos profissionais da engenharia brasileiros e portugueses a requererem o registro recíproco.
O Termo de Reciprocidade aplica-se aos profissionais graduados que tenham cursado, no mínimo, 3.600 (três mil e seiscentas) horas no Brasil ou 5 (cinco) anos de estudos em Portugal.
- Sociedade Americana de Agronomia (ASA)
A Sociedade Americana de Agronomia (ASA) é uma sociedade científica e profissional internacional que capacita cientistas, educadores e profissionais no desenvolvimento, divulgação e aplicação de soluções agronômicas para alimentar e sustentar o mundo. São mais de 7.000 membros e mais de 12.000 profissionais certificados dedicados ao avanço no campo da agronomia.
Fundada em 1907, a ASA apoia seus membros e profissionais certificados, fornecendo publicações de pesquisa revisadas por pares por meio da Biblioteca Online, programas educacionais e certificações.
- Sociedade Americana de Engenheiros Civis (ASCE)
A Sociedade Americana de Engenheiros Civis representa mais de 150.000 membros da profissão de engenharia civil em 177 países. Fundada em 1852, a ASCE é a associação de engenheiros mais antiga dos Estados Unidos.
- Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME)
Fundada em 1880, a ASME é uma organização profissional sem fins lucrativos que permite a colaboração, o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades em todas as disciplinas de engenharia, ao mesmo tempo que promove o papel vital do engenheiro na sociedade. Possui mais de 78.000 membros e tem como missão promover o avanço da engenharia em benefício da humanidade.