Brasília, 18 de agosto de 2021.
O Confea patrocina o Fórum Técnico sobre Plantio Direto na Palha 2021 que acontece nesta quarta e quinta-feira (18 e 19/8), em Pato Branco (PR). Promovido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEAPB), pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e pela Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (Feapr), o evento gratuito e semipresencial é realizado no Salão da Sociedade Rural.
Confira a programação e os palestrantes
Assista às palestras no canal do YouTube da Feapr
Representando o presidente do Confea, o chefe de Gabinete eng. agr. Luiz Rossafa participou da abertura dos trabalhos na manhã desta quarta-feira, ressaltando a importância da tecnologia e do profissional no campo. “Mecanizando menos e plantando na palha foi uma invenção brasileira; aos nossos paranaenses valorosos fica nossa homenagem", relembrou a origem do Sistema de Plantio Direto, que data de 1975.
Rossafa também apresentou dados do contexto local. “Na área de Agronomia, o Paraná regista 110 Anotações de Responsabilidade Técnica por dia. Isso significa registro e contrato para projeto e execução de atividades dos engenheiros agrônomos. Isso não é pouco, considerando que Mato Grosso do Sul registra 130/dia e Mato Grosso, 150/dia. Esses registros denotam a organização profissional, a organização da sociedade e a conscientização do empreendedor que, registrando atividades, aumentam a qualidade do serviço técnico e a inovação vai chegando”, comentou, ao pontuar a relevância da promoção de iniciativas como o fórum técnico patrocinado pelo Confea. “Eventos assim disseminam o conhecimento já construído e também desafiam os próprios pesquisadores envolvidos a fazer outras inovações”, disse o engenheiro agrônomo.
As estatísticas do estado também foram o ponto alto do discurso do vice-presidente do Crea-PR. “Com 2.3% do território que se planta no Brasil, o Paraná produz mais de 16% do que se produz no País. Ou seja, o Paraná sozinho poderia alimentar o Brasil. Esse é o nosso estado, que tem 15 mil engenheiros agrônomos trabalhando para ter essa liderança e corresponder à expectativa da sociedade”, valorizou Clodomir Ascari, que também é presidente da Feapr. “Nós, engenheiros agrônomos, temos que estar sempre atualizados para fazer com que as coisas aconteçam da melhor forma possível, com o mínimo de erro e para que o município e a região cresçam”, incentivou.
De acordo com o presidente do AEAPB, o fórum divulga o conhecimento disponível sobre o tema com os melhores especialistas da área no momento. “Temos um espaço ideal para trocar experiências com os mais renomados pesquisadores”, afirmou Edson Roberto Silveira. Para ele, a agricultura está em constante evolução e o evento contribui para que os participantes tenham acesso a novidades na área e, com isso, sejam obtidos novos conhecimentos com foco na produtividade e na sustentabilidade. “Além de ser uma oportunidade para as entidades de classe motivarem os profissionais a buscarem atualizações profissionais”, completou.
Equipe de Comunicação do Confea
Com informações do Jornal de Beltrão
Colaboração: Dinis Cardoso