Brasília, 4 de abril de 2019.
Nesta semana, o presidente Joel Krüger recepcionou no Confea o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), eng. civ. Afonso Lins. Na reunião que teve ainda a participação do gerente da Região Norte, eng. mec. Afonso Bernardes, foram discutidas estratégias e ações que possam beneficiar os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua.
Ao fim da agenda, o presidente Afonso Lins destacou a importância do alinhamento destas ações. "Essas audiências servem para aproximar cada vez mais o Conselho Regional e o Federal, unificando as nossas ações e deixando o Confea a par dos nossos objetivos”, disse confiante no fortalecimento das instituições. “Isso é para que possamos fazer com que nosso Sistema cresça e cada vez mais seja acessível aos nossos profissionais”, completou.
O presidente do Crea-AM ficou a par ainda do trabalho que o Confea está realizando para sensibilizar os parlamentares em Brasília sobre as pautas de interesse dos profissionais. “Discutimos muitos temas de interesse corporativos e temas de interesse da sociedade como um todo, para que a gente possa cada vez mais aprimorar o processo de fiscalização e garantir o nosso maior interesse, que é a proteção da sociedade”, comentou Afonso que, nesta quinta-feira (4), integrou o grupo de representantes do Sistema em uma audiência pública promovida pelo Ministério da Economia, sobre alteração do Decreto que estabelece regras do Pregão Eletrônico. O Sistema Confea/Crea e Mútua é contra a contratação de obras e serviços de Engenharia, utilizando essa modalidade.
Avanços
Em entrevista ao Confea, o eng. civ. Afonso Lins comemorou os avanços do seu quase um ano e meio à frente do Crea-AM. “Conseguimos interiorizar o Amazonas, ampliando o número de inspetorias de duas para nove, e a tendência é chegar ao fim do ano com um total de 16. Além disso, nossa arrecadação em janeiro de 2019 foi 70% superior a de janeiro do ano passado. Já em fevereiro esse crescimento foi de 50% se comparado ao mesmo período de 2018.”
Outras ações para ampliar a atuação do Crea também estão na lista de prioridades de Afonso Lins. “Estamos incentivando a criação de entidades de classe no interior, o que hoje não existe. Com isso, espera-se que o plenário passe a ter mais representantes dos munícipios e não apenas da capital. Também queremos criar câmaras especializadas de Florestal e de Segurança do Trabalho.”
Ao analisar a atual gestão do Federal, Afonso Lins comentou que o Confea tem investido na área tecnológica e que isso é importante para fazer o Sistema avançar. “O Confea também deixou de ter alguns problemas administrativos destravando processos, o que facilita os trâmites para os Creas”, disse elogiando o trabalho do presidente Joel Krüger. “Já começamos a notar o avanço de tudo isso nas reuniões plenárias e do Colégio de Presidentes.”
Equipe de Comunicação do Confea
Com informações do Crea-AM