Socorro debate os impactos dos loteamentos irregulares

São Paulo, 02 de maio de 2011

Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Socorro reuniu profissionais e autoridades para debater os Impactos dos Loteamentos Irregulares no Crescimento Urbano e Rural. O encontro foi no dia 15, na Prefeitura e depois na Sociedade Italiana e contou com a participação do Presidente do CREA SP Eng. Civ. José Tadeu da Silva.

Da esquerda para a direita: Eng. Alberto Ignácio – GRE-2, Eng. Pedro Luis Mendes – GRE-9, Dr. Elias Francisco Baracat Chaib, Promotor de Justiça da 1ª Vara da Comarca de Socorro, Eng. civ. José Tadeu da Silva – Presidente do CREA SP, Arquiteto Wanderley Brunheroto – Chefe  UGI e Eng. Civ. Ademir Alves do Amaral – Superintendente de Fiscalização.

O Encontro foi aberto pelo Presidente da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Socorro Eng. Civ. Henrique de Campos Neto e pelo seu Diretor Eng. Civ. Otávio Lúcio de Oliveira Camargo, que fizeram uma exposição do diagnóstico das ocupações urbanas e rurais com ênfase às irregularidades, bem como os desequilíbrios provocados.

O oficial do Cartório de Registro de Imóveis de Socorro, o Sr. Anderson Henrique, relatou a quantidade de solicitações de registro de imóveis provenientes de parcelamentos irregulares (partes ideais), bem como uma abordagem do Cartório de Registro de Imóveis (C.R.I.) local que assumiu recentemente.

O ministério público por intermédio do Dr. Elias Francisco Baracat Chaib, Promotor de Justiça da 1ª Vara da Comarca de Socorro, relatou as diversas dificuldades que encontra com relação às ocupações irregulares, bem como a importância da prefeitura na questão da regularização e prevenção de novas ocupações irregulares;

Por fim o Superintendente de Operações Especiais de Fiscalização do CREA-SP, Eng. Civ. Ademir Alves do Amaral, expôs o atual sistema de fiscalização do CREA-SP e recebeu, das mãos do Eng. Sanitarista Marcos José Lomônico, Diretor de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura Municipal de Socorro, o Relatório Técnico do Plano Social de Habitação de Interesse Social do Município.

Após a reunião realizada na Prefeitura Municipal de Socorro, foi realizada uma nova reunião na sede da Sociedade Italiana, com o intuito de integração dos profissionais da área tecnológica com a diretoria do CREA-SP e da AEAAS. O Eng. Civ. José Tadeu da Silva (foto), Presidente do CREA-SP, relatou as atuais ações do CREA-SP, bem como as conquistas e mudanças ocorridas no Conselho. O Eng. Civ. Francisco Yutaka Kurimori, Chefe de Gabinete da Presidência do CREA-SP, falou sobre a criação do CAU e os encaminhamentos da transição dos profissionais da Arquitetura do CREA-SP para aquele Conselho.

Fonte: Crea-SP