Conselheiros auxiliam trabalho de relações públicas

São Paulo, 4 de abril de 2011

Conhecer seus direitos e deveres é fundamental para todos os profissionais da área tecnológica, estejam há muito tempo no mercado de trabalho ou chegando agora via universidade. Levar conhecimento a esse público é o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Comissão Permanente de Relações Públicas - CPRP do Crea-SP, como forma de estreitar o relacionamento do Conselho com entidades e instituições de ensino.

Um grupo de Conselheiros voluntários tem feito palestras em universidades, escolas técnicas, entidades de classe e empresas e, para ajudar na disseminação desse conhecimento, a Comissão tem reunido os palestrantes para um treinamento que visa orientá-los nesse trabalho.

O III Seminário de Treinamento de Conselheiros Palestrantes aconteceu na Sede Rebouças em 29 de março e, durante sua realização, os participantes interagiram com perguntas e sugestões para aprimorar esse trabalho. Cada participante recebeu um cd com o conteúdo das palestras e vídeo institucional sobre o Crea-SP.

A palestra foi conduzida pelo Conselheiro Eng. Civ. Mario Roberto Bodon Gomes, Coordenador da CPRP no exercício anterior, que falou sobre a legislação profissional e o papel do Crea-SP, destacando pontos como: registro no Conselho, exercício ilegal da profissão, responsabilidades dos profissionais, Código de Ética Profissional, penalidades, ART, atribuições profissionais, Resolução nº 1.010/05 e Mútua. “O profissional não tem noção da responsabilidade, do direito e do peso que tem perante à sociedade”, destacou.

O Chefe de Gabinete da Presidência, Eng. Civ. Francisco Kurimori, ressaltou a importância da Comissão no trabalho de esclarecimento do Sistema Confea/Crea junto aos profissionais e estudantes. “Certamente teríamos eliminado muitos problemas se as pessoas não desconhecessem o nosso sistema profissional”, disse.

O Engenheiro Kurimori também alertou os participantes para a necessidade de orientar os profissionais quanto à instalação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU. “Estamos vivenciando um período de transição com a formação do CAU. Vocês certamente vão ser questionados sobre isso, mas, se não o forem, é importante falar sobre o assunto, que é uma realidade e vai modificar o nosso sistema profissional, principalmente em termos de representação. Nessas palestras, é importante pregar a união e não a divisão das categorias. O CAU já é uma realidade, é necessário conviver com isso, e essa situação de convivência é de união”, concluiu.

Durante a realização do Seminário, os participantes guardaram um minuto de silêncio em atenção ao falecimento do ex-Vice-Presidente da República José Alencar, ocorrido naquela data. A reunião contou com o suporte administrativo da funcionária Suelene Pereira de Lima, da Gerência de Apoio ao Colegiado.

Com a realização desse terceiro Seminário, mais de 100 Conselheiros já receberam orientações sobre o trabalho de palestras. O segundo Seminário aconteceu em março do ano passado e o anterior em julho de 2009.

De acordo com o Regimento do Crea-SP, a Comissão tem por finalidade planejar e executar campanhas de esclarecimentos, inclusive palestras e mesas redondas sobre legislação profissional, nas instituições de ensino da área tecnológica, bem como nas entidades de classe da jurisdição; divulgar, entre os profissionais registrados, as atividades desenvolvidas pelo Crea; e propor as medidas necessárias ao aprimoramento do atendimento ao público, especialmente aos profissionais.
 
Assessoria de Comunicação do Crea-SP