Agenda Parlamentar em debate nesta semana

Curitiba, 28 de março de 2011

Nesta semana acontecem as agendas de Pato Branco, no dia 28, às 19h, na regional; de Ponta Grossa, no dia 29, às 18h na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa e em Curitiba, no dia 30, às 19h, no Plenário.

De acordo com o eng. eletricista Antonio Carlos Dequech José, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-PR, o terremoto e maremoto que afetaram violentamente o Japão e as fortes chuvas no litoral paranaense podem ter correlação. Ele argumenta que o horário de ambos acontecimentos foi muito próximo; no país asiático teve início aproximadamente às 14h40 de 11 de março, enquanto que o alagamento e os deslizamentos do litoral sul do Paraná, ocorreram após às 3h do mesmo dia.

Segundo ele, ao analisar as coordenadas das duas ocorrências, é possível constatar que os locais são simétricos em relação ao eixo de Rotação da Terra, medido em UTMs (Sistema Universal Transverso de Mercator). "O Japão situa-se na zona 54 e o litoral paranaense na zona 22, que estão simétricas tranversais latitudinalmente, em diferença de 7 faixas, sendo três acima do Eixo e outras três abaixo do Eixo da Terra. A diferença longitudinal entre os dois pontos é de 30 fusos, sendo que o sistema UTM total corresponde a 60 fusos", explica, ressaltando que este é apenas um estudo inicial. "É necessário aprofundar as pesquisas para chegarmos a indícios de previsão de catástrofes, visando proteger e salvar vidas".

Assessoria de Comunicação do Crea-PR