Crea-GO sedia solenidade de posse de Antenor Pinheiro na coordenação da ANTP

Goiânia, 23 de março de 2011.

    No último dia 21, o perito forense Antenor Pinheiro tomou posse na coordenação da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) Regional Centro-Oeste, durante a solenidade de reativação da entidade. A cerimônia aconteceu no auditório do Crea-GO.

     A entidade não-governamental tem por objetivo discutir, elaborar e executar projetos e programas capazes de induzir e colaborar com políticas públicas na área de mobilidade urbana, visando o desenvolvimento e o fortalecimento de órgãos vinculados ao planejamento nas áreas de transito, transporte e uso responsável do solo.

    Estiveram presentes no evento, participando da composição da mesa diretiva, o presidente do Crea-GO, engenheiro Gerson Taguatinga; o presidente da ANTP Nacional, eng. Ailton Brasiliense Pires; o vereador Fábio Tokarski; Tenente Edson Peres, diretor da CMTT de Anápolis, representando o prefeito da cidade, Antônio Gomide; o presidente do Setransp, Edmundo de Carvalho Pinheiro; o presidente da Agência Municipal de Transito de Goiás (AMT),  Miguel Thiago da Silva; o presidente da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), José Carlos Xavier (Grafite), representando o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia; o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Jânio Darrot; o deputado Federal, Armando Virgilio dos Santos Jr, secretário de Estado das Cidades, representando o governador do estado, Marconi Perillo; e o deputado Estadual Luiz Cesar Breno, representando a Assembléia Legislativa, entre outras autoridades.

    Na abertura da cerimônia, o presidente Gerson Taguatinga destacou a importância da reativação da ANTP. “Para o Crea Goiás a reativação desta entidade significa abrir um espaço destinado à discussão, elaboração, análise e execução de projetos e programas capazes de induzir e colaborar com políticas públicas qualificadas e tecnicamente aceitáveis para o tratamento de questões como demanda de circulação, transportes urbanos, uso e ocupação do solo, acessibilidade, meio ambiente e bem-estar social. Fatores que incidem diretamente na qualidade do desenvolvimento humano da nossa região. Por isso, a ANTP Regional Centro-Oeste conta com nosso apoio total, uma vez que o Crea existe também para defender os interesses da sociedade”, discursou o presidente.

     O presidente da CMTC, José Carlos Xavier (Grafite), também falou da importância da entidade. “É muito importante ter uma organização desse porte e  nível em Goiânia, que vai induzir as boas praticas das boas políticas na área de mobilidade urbana. Obviamente vai contribuir muito com a CMTC, com a Secretaria Metropolitana do Estado e também com AMT na formulação dessas políticas”, justificou Grafite.

    Após a solenidade de constituição da entidade, o coordenador nacional da ANTP, engenheiro Ailton Brasiliense Pires, ministrou uma palestra com o tema: Mobilidade Urbana como vetor de desenvolvimento econômico e social brasileiro – a importância da ANTP neste contexto. A temática visou provocar reflexões acerca da necessidade da inclusão do tema da mobilidade urbana na agenda da macroeconomia nacional.

     No período vespertino, foi realizado um painel com o tema “Os deslocamentos urbanos – por que vamos tão devagar e com tanto risco”, que teve como moderador José Carlos Xavier (Grafite). O painel contou também com a participação do Arquiteto e Urbanista Nazareno Stanilau Afonso que  abordou a tragédia da mobimortalidade no trânsito. De acordo com o Arquiteto Nazareno, a mobilidade sustentável enfatiza que a referencia não é mais o veiculo e sim as pessoas. E que o automóvel é uma alternativa individual, não é uma alternativa pública. E acrescenta: “nós temos hoje no Brasil uma tragédia que é muito maior do que o tsunami no Japão. Nós matamos 36 mil pessoas por ano no Brasil, com base na  política pública. Não é um problema social é uma política, é educação, é fiscalização, é responsabilidade do Estado essa matança. Nós matamos 100 pessoas por dia, deixamos na condição de portadores de deficiência cerca de 600 pessoas e mais duas mil, três mil pessoas ficam feriadas por dia. Nós precisamos ter uma revolução, dentro da mentalidade do poder público, para colocar em primeiro lugar, o pedestre e não o veiculo” explica Narareno.

        Sobre as principais atividades da ANTP regional, para 2011, o coordenador Antenor Pinheiro informou que a entidade já elaborou uma série de atividades. “Nós iremos realizar seminários em Anápolis, seminários em Goiânia, vamos fazer um pré-congresso do Congresso Brasileiro de Transito, que acontecerá em outubro no Rio de Janeiro. Enfim, há um calendário aberto e nós estamos construindo uma agenda inclusive com a Câmara Municipal de Goiânia”, anunciou Ailton Pinheiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Crea-GO