Revisada fiscalização de conduta profissional

Curitiba, 18 de março de 2011

Representantes de todas as regionais do Crea-PR estiveram reunidos no evento de Revisão dos Procedimentos de Conduta Profissional, realizado entre os dias 15 e 17 de março, no Hotel Rockfeller, em Curitiba. O encontro, promovido pelo Setor de Planejamento e Controle da Fiscalização (DAFIS), faz parte do programa PRODAFIS e teve como foco, entre outros temas, fiscalização, tratamento interno e análise técnica, revisão e melhoria dos PPOs/POPs para 2011 e elaboração da apresentação para treinamento.

A facilitadora do DAFIS do Crea-PR, arquiteta Vanessa Moura, comenta que, neste ano, por meio de uma iniciativa inédita, estiveram presentes os coordenadores de Câmaras e Comissões, que contribuíram com a visão dos setores em relação a fiscalização ética, com o intuito de subsidiar o trabalho dos fiscais. “A equipe diversificada colabora com vários pontos de vista, tanto em relação às funções dos fiscais como das parte executiva e deliberativa, sobre os mesmos processos. E isso enriquece os procedimentos”, observa.

O evento contou com a presença de agentes de fiscalização, assessorias técnicas, facilitadores regionais e os Coordenadores de Câmaras e Comissões: Coordenador João Carlos Motti - Câmara Especializada de Mecânica e Metalurgia, Fernando Scholl Bettega - Coordenador da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas,  José Luiz de Souza Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho e Luiz Antônio Caldani Coordenador da Comissão de Ética.

“A reunião realizada pelo Crea-PR em relação à fiscalização da conduta dos profissionais é uma ação pioneira no Brasil, que teve início em 2009. Ao longo de dois anos a iniciativa trouxe resultados positivos para o Conselho, que servem de modelo para os outros Creas”, explica Vanessa. “Como produto desta reunião teremos, não apenas os procedimentos para 2011, mas uma matéria especial sobre ética para a revista do Crea-PR, justamente para conscientizar os profissionais a cerca do pacto profissional estabelecido, que é o código de conduta ética”, completa.

Assessoria de Comunicação do Crea-PR